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Tipo: Dissertação
Título : Análise do consumo de combustível em relação às características da via e à condição superficial do pavimento: estudo de um trecho da Rodovia BR-116
Autor : Hartmann, Maria Vaires Nunes Silva
Tutor: Nobre Junior, Ernesto Ferreira
Co-asesor: Arantes, Arielle Elias
Palabras clave en portugués brasileño: Trafego de veículo;Combustível - consumo;Aplicativo SmartIRI;Scanner OBD II
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Fecha de publicación : 9-ago-2024
Citación : HARTMANN, M. V. N. S. Análise do consumo de combustível em relação às características da via e à condição superficial do pavimento: estudo de um trecho da Rodovia BR-116. 77 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A análise dos custos operacionais dos veículos destaca que cerca de 40% do custo total de operação está vinculado ao consumo de combustível, influenciado pelas características da via, do veículo e do tráfego. A interação entre o gradiente, a curvatura e a irregularidade da superfície de uma rodovia afetam esse consumo. Compreender o comportamento desses fatores permite otimizar o consumo e reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário. Este estudo avalia se as características da via e a condição do pavimento influenciam no consumo de combustível nas duas faixas de um trecho experimental de 38 km da rodovia BR-116, entre as cidades de Pacajus e Chorozinho, no estado do Ceará. A metodologia incluiu a análise do comportamento de um veículo de passeio, utilizando o Scanner OBD II para obter dados de velocidade e outros parâmetros necessários para calcular a variável sintética IMAP e o valor de MAF. Dados da condição do pavimento foram obtidos por meio de fotografias captadas durante os levantamentos, do aplicativo SmartIRI e do DNIT. Informações do gradiente e curvatura do trecho foram obtidas do DNIT. Os resultados mostraram que a relação do consumo de combustível com a condição da superfície (IRI) apresentou um coeficiente de correlação praticamente nulo (r = 0,04) e, com as características da via (gradiente e curvatura), uma correlação baixa (r = 0,27). Assim, a maior correlação foi observada com a variação de velocidade (r = 0,42), indicando que a superfície do pavimento e as características da via não influenciam o consumo de combustível como a velocidade.
Abstract: The analysis of the operational costs of vehicles highlights that approximately 40% of the total operating cost is linked to fuel consumption, which is influenced by the characteristics of the road, the vehicle, and traffic. The interaction between the gradient, curvature, and surface irregularity of a highway affects this consumption. Understanding the behavior of these factors allows for the optimization of consumption and the reduction of operational costs in road transport. This study evaluates whether the characteristics of the road and the condition of the pavement influence fuel consumption in both lanes of a 38 km experimental stretch of the BR116 highway, between the cities of Pacajus and Chorozinho in the state of Ceará. The methodology included analyzing the behavior of a passenger vehicle, using the OBD II Scanner to obtain speed data and other parameters necessary to calculate the synthetic variable IMAP and the MAF value. Data on pavement conditions were obtained through photographs captured during surveys, the SmartIRI app, and DNIT. Information on the gradient and curvature of the stretch was obtained from DNIT. The results showed that the relationship between fuel consumption and surface condition (IRI) presented a nearly null correlation coefficient (r = 0.04) and a low correlation (r = 0.27) with the characteristics of the road (gradient and curvature). Thus, the highest correlation was observed with speed variation (r = 0.42), indicating that the pavement surface and road characteristics do not influence fuel consumption as much as speed does.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80600
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/9928835529735986
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3427970021550102
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/9189950478673154
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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