Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80529| Type: | TCC |
| Title: | Entre livros e telas: considerações sobre os desafios e possiblidades para a formação de leitores no 1º ano do fundamental |
| Title in English: | Between books and screens: considerations on the challenges and possibilities for training readers in the 1st year of elementary school |
| Authors: | Santos, Jeiza Rodrigues dos |
| Advisor: | Rabelo, Josefa Jackline |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Leitura;Uso de telas - tecnologia;Crianças |
| Keywords in English : | Reading;Technology;Children |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | SANTOS, Jeiza Rodrigues dos. Entre livros e telas: considerações sobre os desafios e possiblidades para a formação de leitores no 1º ano do fundamental. 2025. 62 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho investiga o impacto da tecnologia no desenvolvimento de leitores no primeiro ano do ensino fundamental, levando em conta os obstáculos colocados pelo uso excessivo de telas. O objetivo é compreender como o uso excessivo de telas enquanto uma tecnologia digital influencia na motivação e interesses das crianças pela leitura e quais estratégias pedagógicas podem ser implementadas para incentivar esse hábito de forma sistemática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em observações em sala de aula, entrevistas com a professora e questionário semi-estruturado enviado aos responsáveis. Os resultados indicam que a tecnologia, especialmente o uso de telas, em o potencial de facilitar ou complicar o processo de leitura, dependendo de como é utilizada e assistida. Além disso, evidenciam a importância da participação da família na construção da prática de leitura. Conclui-se que a adoção de estratégias pedagógicas interativas e acessíveis, aliadas ao envolvimento familiar e ao uso consciente da tecnologia, é essencial para despertar o interesse das crianças e minimizar os impactos negativos do excesso de telas. |
| Abstract: | This study investigates the impact of technology on the development of readers in the first grade of elementary school, taking into account the obstacles posed by excessive screen time. The goal is to understand how technology influences children's interest in reading and what strategies can be implemented to encourage this habit in a balanced way. The research adopted a qualitative approach, based on classroom observations, interviews with the teacher, and a questionnaire sent to parents. The results indicate that technology has the potential to either facilitate or complicate the reading process, depending on how it is used. Furthermore, the research highlights the importance of family involvement in fostering reading practices. It is concluded that the adoption of interactive and accessible strategies, combined with family engagement and conscious use of technology, is essential for sparking children's interest in reading and minimizing the negative impacts of excessive screen time. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80529 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9135020022137728 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_ tcc_jrsantos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.