Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80416
Tipo: TCC
Título: Representação de leitura na obra Desventuras em Série
Autor(es): Ribeiro, Rebeka Albuquerque
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave em português: Representação de leitura;Desventuras em Série;Práticas de leitura
Palavras-chave em inglês: Reading representation;A Series of Unfortunate Events;Reading practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Data do documento: 2025
Citação: RIBEIRO, Rebeka Albuquerque. Representação de leitura na obra Desventuras em Série. 2025. 79 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar como a representação sobre leitura perpassa a trama dos protagonistas da obra Desventuras em Série. Objetivos específicos são compreender como os protagonistas interpretam e aplicam diferentes formas de leitura na narrativa; investigar como as práticas de leitura influenciam a evolução da compreensão das personagens Violet, Klaus e Sunny em situações ocorridas ao longo da narrativa da série literária; e examinar como, a partir dos elementos da obra, a leitura se torna imprescindível para a adaptabilidade das personagens diante das circunstâncias que enfrentam. Quanto à metodologia, a abordagem utilizada é qualitativa, consistindo em uma pesquisa exploratória e os procedimentos são documentais. Para as técnicas de coleta de dados, utilizou-se a leitura de todos os treze volumes da série literária de Desventuras em Série, com enfoque em duas situações de cada livro, e o site de fãs Lemony Snicket Wiki foi uma fonte consultada para compor o estudo. Referente aos resultados, obteve-se que a leitura estava ativamente contribuindo para a resistência das personagens nos vários contextos estabelecidos na narrativa. Como conclusão, destaca-se o ato de ler como imprescindível para a adaptabilidade, porque contribui para a superação de problemas. Essa possibilidade pôde ser identificada a partir da trama analisada.
Abstract: The general aim of this work is to analyze how the representation of reading permeates the plot of the protagonists of the novel Misadventures in a Series. Specific objectives are to understand how the protagonists interpret and apply different forms of reading in the narrative; to investigate how reading practices influence the evolution of the understanding of the characters Violet, Klaus and Sunny in situations that occur throughout the narrative of the literary series; and to examine how, based on the elements of the work, reading becomes essential for the adaptability of the characters in the circumstances they face. In terms of methodology, the approach used is qualitative, consisting of exploratory research and documentary procedures. The data collection techniques used included reading all thirteen volumes of the Series Unfortunate Events literary series, focusing on two situations in each book, and the Lemony Snicket Wiki fan site was a source consulted to compose the study. The results showed that reading was actively contributing to the characters' resistance in the various contexts established in the narrative. In conclusion, the act of reading stands out as essential for adaptability, because it contributes to overcoming problems. This possibility could be identified from the plot analyzed.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80416
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-4684-0489
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0644851336615059
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_raribeiro.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.