Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80404| Tipo: | TCC |
| Título : | As contribuições dos mangás como ferramenta para o gosto e prática leitora |
| Autor : | Marciano, Francisco Weslley Azevedo |
| Tutor: | Nunes, Jefferson Veras |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Mangás;Leitura;Jovens leitores;Incentivo à leitura;Biblioteconomia |
| Palabras clave en inglés: | Manga;Reading;Young readers;Reading incentive;Library Science |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | MARCIANO, Francisco Weslley Azevedo. As contribuições dos mangás como ferramenta para o gosto e prática leitora. 2025. 29 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho de conclusão de curso investiga as contribuições das histórias em quadrinhos (HQ`s), especificamente os mangás, como ferramenta para incentivar o gosto e a prática da leitura entre jovens leitores. A pesquisa aborda a falta de gosto pela leitura na população brasileira e propõe os mangás como uma solução atrativa devido à sua linguagem fluida e ilustrativa. A metodologia utilizada inclui uma pesquisa de campo com estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), participantes de outras universidades e não acadêmicos, utilizando questionários semiestruturados para coletar dados. Os resultados mostram que os mangás são eficazes em despertar o interesse pela leitura, especialmente entre adolescentes e jovens adultos, e podem servir como porta de entrada para outros tipos de literatura, como mostrado ao longo da pesquisa. A conclusão destaca a importância de atividades como clubes de leitura e oficinas de criação de mangás para promover a leitura de forma mais inclusiva e prazerosa. Além disso, o estudo sugere que integrar mangás em ambientes educacionais pode aumentar o engajamento dos alunos e fomentar um amor pela leitura ao longo da vida. |
| Abstract: | This end-of-course work investigates the contributions of comic books, specifically manga, as a tool to encourage the enjoyment and practice of reading among young readers. The research addresses the lack of interest in reading within the Brazilian population and proposes manga as an attractive solution due to its fluid and illustrative language. The methodology includes field research with Library Science students from the Federal University of Ceará (UFC), participants from other universities, and non-academics, using semi-structured questionnaires to collect data. The results show that manga are effective in sparking interest in reading, especially among teenagers and young adults, and can serve as a gateway to other types of literature, as demonstrated throughout the research. The conclusion highlights the importance of activities such as reading clubs and manga creation workshops to promote reading in a more inclusive and enjoyable way. Additionally, the study suggests that integrating manga into educational settings can enhance students' engagement and foster a lifelong love for reading. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80404 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/2033831801037405 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0003-4684-0489 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0644851336615059 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_fwamarciano.pdf | 730,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.