Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80315
Tipo: TCC
Título : Uso da metodologia STEM no conteúdo de cinética química para uma aprendizagem significativa
Autor : Silva, Paulo Vitor Macedo da
Tutor: Martins, Malena Gomes
Palabras clave en portugués brasileño: STEM;Teoria da aprendizagem significativa;Corrosão;Cinética química
Palabras clave en inglés: STEM;Meaningful learning theory;Corrosion;Chemical Kinetics
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Paulo Vitor Macedo da. Uso da metodologia STEM no conteúdo de cinética química para uma aprendizagem significativa. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) promove uma formação interdisciplinar por meio de um currículo integrado e dinâmico, que valoriza o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. Ao aplicar essas disciplinas em contextos reais, STEM estimula a inovação e prepara os alunos para futuras carreiras científicas e tecnológicas. Rompendo com as barreiras tradicionais entre disciplinas, essa abordagem incentiva experiências práticas e investigativas, facilitando a aplicação de princípios científicos e fortalecendo a compreensão das conexões entre teoria e prática. Na Química, onde conceitos abstratos como estruturas atômicas e moleculares são frequentes, a metodologia STEM se destaca ao despertar o interesse dos alunos por meio de aulas dinâmicas com jogos, experimentos e discussões de notícias. Isso incentiva a participação ativa e proporciona uma aprendizagem significativa. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel, complementa essa metodologia, ao enfatizar que os alunos trazem conhecimentos prévios, os "subsunçores", que são a base para integrar novas informações de forma estruturada e significativa. Diferentemente da aprendizagem mecânica, que se baseia na memorização, a aprendizagem significativa envolve a construção de significados duradouros. Neste trabalho, a metodologia STEM foi aplicada ao ensino de Cinética Química, com foco na corrosão, um tema particularmente relevante em Fortaleza devido à intensa maresia. Em uma escola no bairro Álvaro Weyne, Fortaleza, iniciou-se com a avaliação através de uma conversa informal com os alunos sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre Cinética Química e a introdução da metodologia STEM. Após a conversa informal, houve uma leitura e discussão de notícias sobre corrosão, foi ministrada uma aula de revisão de Cinética, seguida de atividades práticas que relacionavam os fatores que influenciam a velocidade das reações ao cotidiano dos alunos e às profissões. Um questionário final avaliou a aprendizagem significativa sobre o conteúdo de Cinética Química e a percepção dos alunos sobre STEM. Concluiu-se que através da pesquisa qualiquantitativa a abordagem STEM enriqueceu a compreensão dos alunos sobre a aplicação dos conceitos de Cinética Química em suas vidas diárias e profissões, ampliando a percepção da relevância desses conhecimentos e proporcionando uma aprendizagem significativa.
Abstract: The STEM methodology (Science, Technology, Engineering and Mathematics) promotes interdisciplinary training through an integrated and dynamic curriculum, which values critical thinking, problem solving and collaboration. By applying these disciplines in real-world contexts, STEM stimulates innovation and prepares students for future scientific and technological careers. Breaking down traditional barriers between disciplines, this approach encourages practical and investigative experiences, facilitating the application of scientific principles and strengthening the understanding of the connections between theory and practice. In Chemistry, where abstract concepts such as atomic and molecular structures are common, the STEM methodology stands out in arousing students' interest through dynamic classes with games, experiments and news discussions. This encourages active participation and provides meaningful learning. Ausubel's Meaningful Learning Theory (TAS) complements this methodology by emphasizing that students bring prior knowledge, the "subsumers", which are the basis for integrating new information in a structured and meaningful way. Unlike rote learning, which is based on memorization, meaningful learning involves the construction of lasting meanings. In this work, the STEM methodology was applied to the teaching of Chemical Kinetics, focusing on corrosion, a particularly relevant topic in Fortaleza due to the intense sea air. In a school in the Álvaro Weyne neighborhood, Fortaleza, it began with the assessment of students' prior knowledge about Chemical Kinetics and the introduction of the STEM methodology. After discussing news about corrosion, a Kinetics review class was taught, followed by practical activities that related the factors that influence the speed of reactions to students' daily lives and professions. A final questionnaire assessed meaningful learning about Chemical Kinetics content and students' perception of STEM. It was concluded that the STEM approach enriched students' understanding of the application of Chemical Kinetics concepts in their daily lives and professions, expanding their perception of the relevance of this knowledge and providing meaningful learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80315
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8216354631273353
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-1823-5807
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5282576815921092
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_pvmsilva.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.