Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80300
Tipo: TCC
Título: A automatização do processo de qualificação de fornecedores de matéria-prima: estudo de caso em uma multinacional especializada em massas, biscoitos e farinhas
Autor(es): Silva, Lidianara Maria Monteiro
Orientador: França, Ítalo Waldimiro Lima de
Palavras-chave em português: Automatização de processos;Plataforma digital;Qualificação de fornecedores
Palavras-chave em inglês: Process automation;Digital platform;Supplier qualification
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Lidianara Maria Monteiro. A automatização do processo de qualificação de fornecedores de matéria-prima: estudo de caso em uma multinacional especializada em massas, biscoitos e farinhas. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A complexidade e o gerenciamento de grandes volumes de dados no processo de qualificação de fornecedores é um desafio para as indústrias de alimentos, especialmente para as empresas que possuem múltiplas unidades fabris e uma extensa base de fornecedores. Nessas organizações, milhões de documentos e dados precisam ser gerenciados, exigindo rastreabilidade, atualização constante e integração eficiente] entre diversas áreas da empresa. Uma solução em potencial para esse cenário é a automatização dos processos por meio do uso de plataformas digitais. Diante desse cenário, este estudo visou analisar a implantação de uma plataforma digital para automatizar o processo de qualificação de fornecedores de matéria-prima em uma multinacional especializada em massas, biscoitos e farinhas, localizada em Eusébio-CE, com o objetivo de avaliar os impactos dessa automatização na eficiência do processo, comparando o fluxo digital com o modelo anterior manual. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo, acompanhando a transição do workflow ao longo de dois anos e meio. Os resultados demonstraram melhorias significativas, como a redução do tempo médio de qualificação de fornecedores de 13 para 6 meses, representando uma diminuição de aproximadamente 46,15%. Além disso, houve um aumento de 38,63% no número de processos abertos, passando de 88 em 2023 para 122 em 2024. A taxa de aprovação de fornecedores também cresceu de 36,36% para 51,04%. Outro benefício identificado foi a otimização da comunicação entre fornecedores e as áreas avaliadoras da empresa, tornando o processo mais eficiente e reduzindo a necessidade de intermediação manual. Os resultados do estudo também permitiram compreender os desafios e as melhorias vivenciadas por essa organização, concluindo que a automatização do processo de qualificação de fornecedores por meio de um sistema digital pode ser uma ferramenta estratégica para a gestão da qualidade e cadeia de suprimentos, proporcionando melhorias no desempenho da equipe com a otimização do tempo, além de uma comunicação mais eficaz e direta entre os fornecedores e as áreas avaliadoras, e maior controle, eficiência e confiabilidade nos processos. Apesar dos avanços, desafios ainda persistem, como a necessidade de uma funcionalidade para melhor visualização de pendências dentro da plataforma.
Abstract: The complexity and management of large volumes of data in the supplier qualification process pose a challenge for the food industry, especially for companies with multiple manufacturing units and an extensive supplier base. In these organizations, millions of documents and data must be managed, requiring traceability, constant updates, and efficient integration across different company areas. A potential solution for this scenario is process automation through the use of digital platforms. Given this context, this study aimed to analyze the implementation of a digital platform to automate the raw material supplier qualification process in a multinational company specializing in pasta, biscuits, and flour, located in Eusébio-CE, with the objective of evaluating the impacts of this automation on process efficiency by comparing the digital workflow with the previous manual model. The research was conducted through a qualitative, exploratory, and descriptive case study, monitoring the workflow transition over two and a half years. The results demonstrated significant improvements, such as a reduction in the average supplier qualification time from 13 to 6 months, representing a decrease of approximately 46.15%. Additionally, there was a 38.63% increase in the number of open processes, rising from 88 in 2023 to 122 in 2024. The supplier approval rate also increased from 36.36% to 51.04%. Another identified benefit was the optimization of communication between suppliers and the company's evaluation areas, making the process more efficient and reducing the need for manual intermediation. The study results also provided insights into the challenges and improvements experienced by this organization, concluding that automating the supplier qualification process through a digital system can be a strategic tool for quality management and the supply chain, improving team performance through time optimization, as well as enabling more effective and direct communication between suppliers and evaluation areas, and ensuring greater control, efficiency, and reliability in processes. Despite the advancements, challenges still persist, such as the need for a functionality that enhances the visualization of pending tasks within the platform.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80300
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-7866-5462
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3008840064214547
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_lmmsilva.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.