Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80073
Tipo: | Tese |
Título: | Texto-caminho: a arte urbana como meio de comunicar narrativas de mulheres artistas de Fortaleza |
Título em inglês: | Texto-caminho: urban art as a way of communicating narratives of women artists in Fortaleza |
Autor(es): | Lemos, Aliria Aiara Duarte |
Orientador: | Freitas, Silvia Helena Belmino |
Coorientador: | Maia, Jo A-mi Rodrigues da Silva |
Palavras-chave em português: | Comunicação;Mulheres na arte urbana;Graffiti;Gênero;Texto-Caminho |
Palavras-chave em inglês: | Communication;Women in urban art;Graffiti;Gender;Texto-Caminho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | LEMOS, Aliria Aiara Duarte. Texto-caminho: arte urbana como meio de comunicar narrativas de mulheres artistas de Fortaleza. 2025. 298 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo investigar as possibilidades comunicacionais proporcionadas pela arte urbana, especificamente pelo graffiti, produzido por mulheres artistas na cidade de Fortaleza. A partir de um estudo das produções artísticas de quatro artistas – Ceci Shiki e Bruna Beserra (integrantes do Selo Coletivo, um coletivo de mulheres na arte urbana), Alessandra Ribeiro (Dinha) e Raisa Christina – proponho um olhar para a arte urbana como um meio comunicacional capaz de friccionar um debate sobre suas atuações nos espaços (literais e metafóricos) da sociedade, a partir da ideia narrativa de um “texto-caminho”, entendendo a pesquisa e a vida como um processo entrelaçado. Uso o conceito de cartografia (Barros; Kastrup, 2015; Passos; Barros, 2015; Rolnik, 2011) para compor a metodologia dessas escritas, a partir de uma narrativa inventiva, entendendo que a pesquisa acontece no momento que se faz. O estudo inclui uma análise histórica da arte urbana, abordando o graffiti e suas possíveis origens (Fonseca, 1981; Gitahy, 1999). Pensando a atuação dessas mulheres na arte urbana, a partir de uma disputa no espaço urbano, proponho um viés baseado na interseccionalidade (Akotirene, 2019; Crenshaw, 2002; Curiel, 2019), compreendo o gênero como um comportamento exigido em conformidade com as normas culturais e sociais (Butler, 2003), desafiando, assim, o conceito de identidade fixa ou pré-determinada (Rago, 2012). Proponho-me, ainda, um friccionar do olhar para a arte urbana, e especificamente para o graffiti, enquanto veículo comunicacional inevitável, irreversível e único (Santaella, 2011), capaz de estabelecer mediações simbólicas (Campos, 2007), tanto de forma consciente quanto inconsciente (Sodré, 2014). Além disso, foi possível compreender a arte urbana, em especial o graffiti, como grande potência comunicacional das artistas na/para a cidade de Fortaleza. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the communicational possibilities enabled by urban art, with a particular focus on graffiti, created by women artists in the city of Fortaleza. In this study, I examine the artistic productions of four artists: Ceci Shiki and Bruna Beserra (members of Selo Coletivo, a collective of women in urban art), Alessandra Ribeiro (Dinha) and Raisa Christina. I therefore propose a study about urban art as a communication form, capable of stimulating a debate about its actions in the (literal and metaphorical) spaces of society, based on the narrative idea of a “texto-caminho” (path-writing), understanding research and life as an interconnected process. I use the concept of cartography (Barros; Kastrup, 2015; Passos; Barros, 2015; Rolnik, 2011), for the methodology of these writings, based on an inventive narrative, understanding that research happens during the process of doing. The study presents a historical analysis of urban art, with a focus on graffiti and its potential origins (Fonseca, 1981; Gitahy, 1999). Considering the engagement of these women in urban art and their contestation of urban space, I propose an intersectional approach (Akotirene, 2019; Crenshaw, 2002; Curiel, 2019), understanding gender as a behavior shaped in accordance with cultural and social norms (Butler, 2003), challenging the concept of fixed or predetermined identity (Rago, 2012). I also propose a closer look at urban art, particularly graffiti, specifically graffiti, as an inevitable, irreversible and unique form of communication (Santaella, 2011), capable of establishing symbolic mediations (Campos, 2007) both consciously and unconsciously (Sodré, 2014). In addition, it was possible to understand urban art, especially graffiti, as a great communicational power of artists in/for the city of Fortaleza. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80073 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0000-0570-2800 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6440399494076926 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-9206-2273 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6790741818900059 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1292488061922824 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tese_aadlemos.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.