Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80008
Tipo: | TCC |
Título: | Influência do uso de simulação computacional no ensino de robótica educacional |
Autor(es): | Alves, Felipe Alison Costa |
Orientador: | Ayala, Alejandro Pedro |
Palavras-chave em português: | Software Educacional;Robótica educacional;Simulação computacional;Aprendizagem baseada em projetos;STEAM |
Palavras-chave em inglês: | Educational software;Educational robotics;Simulation;Project-based learning;STEAM |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | ALVES, F. A. C. Influência do uso de simulação computacional no ensino de robótica educacional. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o rendimento e a percepção de aprendizado dos alunos de duas Turmas da disciplina eletiva de Robótica Educacional (RE) em uma escola pública do Ceará. Ambas as Turmas participaram de aulas semelhantes de robótica educacional; no entanto, enquanto uma delas utilizou o laboratório de informática e o software online Tinkercad (ferramenta de simulação de circuitos e componentes eletrônicos), a outra não teve acesso a essas tecnologias e precisou realizar suas atividades teóricas por meio do desenho dos circuitos e componentes no papel. Ao longo dos quatro meses da disciplina, foi desenvolvida uma sequência didática voltada para essa disparidade no acesso a computadores. A metodologia adotada fundamenta-se na aprendizagem baseada em projetos, na aprendizagem significativa, no construtivismo e na educação transformadora de Paulo Freire. Os resultados obtidos indicam que a robótica educacional, quando associada a ferramentas de simulação computacional, à filosofia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) e à aprendizagem baseada em projetos, contribui de maneira eficaz para uma aprendizagem transformadora, significativa e construtivista. |
Abstract: | This study presents an analysis of the performance and learning perception of students from two classes in the elective Educational Robotics (ER) course at a public school in Ceará, Brazil. Both classes participated in similar educational robotics lessons; however, while one of them had access to the computer lab and the online software Tinkercad (a tool for simulating circuits and electronic componentes) the other did not have access to these technologies and had to complete their theoretical activities by drawing the circuits and components on paper. Over the four months of the course, a didactic sequence was developed to address this disparity in computer access. The adopted methodology is based on project-based learning, meaningful learning, constructivism, and Paulo Freire’s transformative education. The results indicate that educational robotics, when combined with computational simulation tools, the STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) philosophy, and project-based learning, effectively contributes to transformative, meaningful, and constructivist learning. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80008 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_facalves.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.