Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79988
Tipo: | Dissertação |
Título: | Obras abertas em quadrinhos: estratégias semióticas de abertura no campo da manualidade |
Título em inglês: | Comic books as open works: semiotic opening strategies in the field of manuality |
Autor(es): | Calvet, Lya Brasil |
Orientador: | Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
Palavras-chave em português: | Quadrinhos;Obra aberta;Semiótica;Processo criativo;Design |
Palavras-chave em inglês: | Comics;Open work;Semiotics;Creative process;Design |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | CALVET, Lya Brasil. Obras abertas em quadrinhos: estratégias semióticas de abertura no campo da manualidade. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O código dos quadrinhos guarda uma estrutura complexa e flexível. A manipulação de elementos como traço, cor, estilo, quadro, transição quadro-a-quadro, layout da página e balão, que pode associar propósitos narrativos e estéticos, lança diversos pontos de partida para refletir sobre as possibilidades de decodificação por parte da pessoa leitora. A fim de explorar e potencializar os sentidos possíveis de uma história em quadrinhos, esta pesquisa se inspira nas reflexões sobre a obra aberta, conduzidas por Umberto Eco, que analisam as maneiras com que determinadas mensagens artísticas estimulam um agente intérprete a percorrer múltiplos caminhos interpretativos. Propomos uma experimentação prática do conhecimento através de olhares e fazeres poéticos e investigativos acerca das obras em quadrinhos que alcançam a abertura por meio da manualidade, os quadrinhos-objeto. A pesquisa objetiva a análise desses artefatos e a posterior produção de uma obra aberta na forma de quadrinho-objeto, que envolva uma colaboração baseada no manuseio físico. No aporte teórico-metodológico, a semiótica de Peirce sustenta as noções de continuidade dos signos, cujos processos interpretativos possuem natureza cíclica e infinita. A semiótica consiste tanto em uma ferramenta analítica, para compreender o modo como os quadrinhos produzem abertura, quanto criativa, a fim de promover deliberadamente uma contínua renovação do quadrinho-objeto por parte da pessoa fruidora-criadora. |
Abstract: | The comics code holds a complex and flexible structure. The manipulation of elements such as line, colour, style, panel, panel-to-panel movement, page layout, and speech bubbles, that can associate narrative and aesthetic purposes, sheds light upon the reflection about the possibilities of decodification by the reader. In order to explore and potentialize the possible meanings of a comic, this research inspires itself in Umberto Eco’s reflections on the open work, which analyse the ways certain artistic messages stimulate an interpreter to go through multiple interpretation paths. We propose a practical experimentation of the knowledge through poetic and investigative views and doings regarding comics that reach opening through handicrafts, the object-comics. The research aims the analysis of these artefacts and the subsequent production of an open work in the form of object-comic, which will require a collaboration based on physical handling. As a theoretical-methodological framework, Peirce’s semiotics sustains the notions of continuity of the signs, in which interpretative processes possess a cyclical and infinite nature. Semiotics consists both of an analytical tool, to comprehend the way by which comics produce opening, and a creative tool, to deliberately promote the continuous renewal of the comic by the user-creator. |
Resumen: | El código de las historietas tiene una estructura compleja y flexible. La manipulación de elementos como línea, color, estilo, cuadro, transición cuadro a cuadro, disposición de página y globo, a los que se pueden asociar finalidades narrativas y estéticas, lanza distintos puntos de partida para reflexionar sobre las posibilidades de descodificación por parte de la persona lectora. Con el fin de explorar y potenciar los posibles significados de un cómic, esta investigación se inspira en reflexiones sobre la obra abierta, lideradas por Umberto Eco, que analizan las formas en que ciertos mensajes artísticos alientan a un agente intérprete a seguir múltiples caminos interpretativos. Proponemos una experimentación práctica del conocimiento a través de miradas y acciones poéticas e investigativas en torno a historietas que logran apertura a través de la manualidad, la historieta objeto. La investigación tiene como objetivo analizar estos artefactos y la posterior producción de una obra abierta en forma de historieta objeto, que implica una colaboración basada en el manejo físico. En términos de sustento teórico-metodológico, la semiótica de Peirce sustenta las nociones de continuidad de los signos, cuyos procesos interpretativos tienen un carácter cíclico e infinito. La semiótica consiste tanto en una herramienta analítica, para comprender la forma en que los cómics producen apertura, como en una herramienta creativa, para promover deliberadamente una renovación continua del cómic-objeto por parte del usuario-creador. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79988 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0009-7330-8018 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/5428350723885031 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6801-4797 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6868794107118772 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_lbcalvet.pdf | 14,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.