Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLucas, Ricardo Jorge de Lucena-
dc.contributor.authorCalvet, Lya Brasil-
dc.date.accessioned2025-03-10T20:04:12Z-
dc.date.available2025-03-10T20:04:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCALVET, Lya Brasil. Obras abertas em quadrinhos: estratégias semióticas de abertura no campo da manualidade. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79988-
dc.description.abstractThe comics code holds a complex and flexible structure. The manipulation of elements such as line, colour, style, panel, panel-to-panel movement, page layout, and speech bubbles, that can associate narrative and aesthetic purposes, sheds light upon the reflection about the possibilities of decodification by the reader. In order to explore and potentialize the possible meanings of a comic, this research inspires itself in Umberto Eco’s reflections on the open work, which analyse the ways certain artistic messages stimulate an interpreter to go through multiple interpretation paths. We propose a practical experimentation of the knowledge through poetic and investigative views and doings regarding comics that reach opening through handicrafts, the object-comics. The research aims the analysis of these artefacts and the subsequent production of an open work in the form of object-comic, which will require a collaboration based on physical handling. As a theoretical-methodological framework, Peirce’s semiotics sustains the notions of continuity of the signs, in which interpretative processes possess a cyclical and infinite nature. Semiotics consists both of an analytical tool, to comprehend the way by which comics produce opening, and a creative tool, to deliberately promote the continuous renewal of the comic by the user-creator.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleObras abertas em quadrinhos: estratégias semióticas de abertura no campo da manualidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO código dos quadrinhos guarda uma estrutura complexa e flexível. A manipulação de elementos como traço, cor, estilo, quadro, transição quadro-a-quadro, layout da página e balão, que pode associar propósitos narrativos e estéticos, lança diversos pontos de partida para refletir sobre as possibilidades de decodificação por parte da pessoa leitora. A fim de explorar e potencializar os sentidos possíveis de uma história em quadrinhos, esta pesquisa se inspira nas reflexões sobre a obra aberta, conduzidas por Umberto Eco, que analisam as maneiras com que determinadas mensagens artísticas estimulam um agente intérprete a percorrer múltiplos caminhos interpretativos. Propomos uma experimentação prática do conhecimento através de olhares e fazeres poéticos e investigativos acerca das obras em quadrinhos que alcançam a abertura por meio da manualidade, os quadrinhos-objeto. A pesquisa objetiva a análise desses artefatos e a posterior produção de uma obra aberta na forma de quadrinho-objeto, que envolva uma colaboração baseada no manuseio físico. No aporte teórico-metodológico, a semiótica de Peirce sustenta as noções de continuidade dos signos, cujos processos interpretativos possuem natureza cíclica e infinita. A semiótica consiste tanto em uma ferramenta analítica, para compreender o modo como os quadrinhos produzem abertura, quanto criativa, a fim de promover deliberadamente uma contínua renovação do quadrinho-objeto por parte da pessoa fruidora-criadora.pt_BR
dc.description.abstract-esEl código de las historietas tiene una estructura compleja y flexible. La manipulación de elementos como línea, color, estilo, cuadro, transición cuadro a cuadro, disposición de página y globo, a los que se pueden asociar finalidades narrativas y estéticas, lanza distintos puntos de partida para reflexionar sobre las posibilidades de descodificación por parte de la persona lectora. Con el fin de explorar y potenciar los posibles significados de un cómic, esta investigación se inspira en reflexiones sobre la obra abierta, lideradas por Umberto Eco, que analizan las formas en que ciertos mensajes artísticos alientan a un agente intérprete a seguir múltiples caminos interpretativos. Proponemos una experimentación práctica del conocimiento a través de miradas y acciones poéticas e investigativas en torno a historietas que logran apertura a través de la manualidad, la historieta objeto. La investigación tiene como objetivo analizar estos artefactos y la posterior producción de una obra abierta en forma de historieta objeto, que implica una colaboración basada en el manejo físico. En términos de sustento teórico-metodológico, la semiótica de Peirce sustenta las nociones de continuidad de los signos, cuyos procesos interpretativos tienen un carácter cíclico e infinito. La semiótica consiste tanto en una herramienta analítica, para comprender la forma en que los cómics producen apertura, como en una herramienta creativa, para promover deliberadamente una renovación continua del cómic-objeto por parte del usuario-creador.pt_BR
dc.title.enComic books as open works: semiotic opening strategies in the field of manualitypt_BR
dc.subject.ptbrQuadrinhospt_BR
dc.subject.ptbrObra abertapt_BR
dc.subject.ptbrSemióticapt_BR
dc.subject.ptbrProcesso criativopt_BR
dc.subject.ptbrDesignpt_BR
dc.subject.enComicspt_BR
dc.subject.enOpen workpt_BR
dc.subject.enSemioticspt_BR
dc.subject.enCreative processpt_BR
dc.subject.enDesignpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-7330-8018pt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/5428350723885031pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6801-4797pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6868794107118772pt_BR
local.date.available2025-03-10-
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_lbcalvet.pdf14,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.