Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79943
Tipo: TCC
Título : Análise dos resultados do indicador otif em uma indústria de bebidas
Autor : Alves, Maria Camila Ricardo
Tutor: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palabras clave en portugués brasileño: Compras;Indicador OTIF;Pontualidade;Conformidade
Palabras clave en inglés: Shopping;OTIF Indicator;Punctuality;Conformity
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : ALVES, Maria Camila Ricardo. Análise dos resultados do indicador otif em uma indústria de bebidas. 2023. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A setor de compras em uma indústria é responsável por receber e organizar pedidos de diversas áreas da empresa, fazer cotações e acompanhar o desenvolvimento dos fornecedores, tendo como suporte alguns indicadores. O OTIF é uma ferramenta de controle que mensura o pedido perfeito, certificando se um pedido foi atendido conforme os parâmetros da negociação, observando fatores referente a prazo de entrega e a quantidade. Esta pesquisa classifica-se descritiva com abordagem dos dados mista, adota como procedimento técnico o estudo de caso e análise longitudinal, tem o objetivo de analisar a pontualidade e a conformidade de entrega dos fornecedores de uma categoria de compras de uma indústria de bebidas por meio do indicador OTIF. A análise dele abrangeu o período de janeiro de 2022 até parcialmente novembro de 2023 e apresentou o resultado de 43% no primeiro ano e registrou queda no segundo ano de 9%, ambos com um nível inferior à meta padrão do referencial teórico de 95%. Constatou-se que o atraso de entrega é o critério que impacta de maneira negativa o OTIF durante todo o período avaliado e, com o Diagrama de Ishikawa, observou-se que as principais causas pelo descumprimento do prazo estão vinculadas com situações que envolvem o fornecedor, a transportadora e a própria empresa em estudo.
Abstract: The purchasing sector in an industry is responsible for receiving and organizing orders from different areas of the company, making quotations and monitoring the development of suppliers, supported by some indicators. OTIF is a control tool that measures the perfect order, certifying whether an order was fulfilled according to the negotiation parameters, observing factors relating to delivery time and quantity. This research is classified as descriptive with a mixed data approach, it adopts the case study and longitudinal analysis as a technical procedure, it aims to analyze the punctuality and delivery compliance of suppliers in a purchasing category of a beverage industry through of the OTIF indicator. His analysis covered the period from January 2022 to partially November 2023 and presented a result of 43% in the first year and a drop of 9% in the second year, both with a level lower than the standard theoretical reference target of 95%. It was found that late delivery is the criterion that negatively impacts the OTIF throughout the evaluated period and, using the Ishikawa Diagram, it was observed that the main causes for non-compliance with the deadline are linked to situations involving the supplier , the carrier and the company under study itself.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79943
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/3897759231260460
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_mcralves.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.