Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79856
Type: TCC
Title: Net promoter score: análise comparativa do grau de satisfação de clientes dos segmentos de baixa e alta renda de uma unidade de negócios bancária
Authors: Matos, Marcos Vinicius Araújo
Advisor: Melo, Francisco Vicente Sales
Keywords in Brazilian Portuguese : Cliente;Satisfação;Net Promoter Score
Keywords in English : Client;Satisfaction;Net Promoter Score
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: MATOS, Marcos Vinicius Araújo de. Net promoter score: análise comparativa do grau de satisfação de clientes dos segmentos de baixa e alta renda de uma unidade de negócios bancária. 2023. 61 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo mensurar o grau de satisfação de clientes dos segmentos de baixa e de alta renda em uma unidade de negócio de uma instituição bancária, utilizando como métrica basilar o método Net Promoter Score (NPS). A pesquisa de abordagem quantitativa, tipificada como estudo de caso, utilizou-se da aplicação de questionários entre os clientes da unidade de negócios bancária analisada para a coleta de dados. Os resultados da pesquisa indicaram uma homogeneidade no grau de satisfação dos clientes, tanto no índice geral de NPS quanto nos aspectos detalhados, independentemente dos segmentos de renda. Destaca-se uma preferência dos clientes por serviços online, reforçando a relevância desses canais na experiência e satisfação dos usuários. Além disso, a análise dos diversos fatores revelou a importância de aspectos como segurança online, clareza das informações e eficiência na resolução de problemas, destacando esses elementos como principais impulsionadores da satisfação e consequente alcance de metas da instituição, independentemente do extrato de renda dos clientes. Pode-se destacar ainda a questão da padronização do atendimento, independente da renda dos clientes, visto que ambos os perfis de consumidores apresentaram índices elevados de satisfação.
Abstract: This study aims to measure the level of satisfaction of customers from the low- and high-income segments in a business unit of a banking institution, using the Net Promoter Score (NPS) method as the basic metric. The quantitative research, typified as a case study, used questionnaires among the customers of the bank business unit analyzed to collect data. The results of the survey indicated a homogeneity in the level of customer satisfaction, both in the general NPS index and in the detailed aspects, regardless of income segments. There was a preference among customers for online services, reinforcing the importance of these channels in user experience and satisfaction. In addition, the analysis of the various factors revealed the importance of aspects such as online security, clarity of information and efficiency in resolving problems, highlighting these elements as the main drivers of satisfaction and consequent achievement of the institution's goals, regardless of the customer's income bracket. The issue of standardized service can also be highlighted, regardless of customer income, as both consumer profiles had high satisfaction rates.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79856
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6073389370524247
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_mvamatos.pdf3,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.