Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79855
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorRodrigues, Ismael Rodolfo Batista-
dc.date.accessioned2025-02-21T17:24:21Z-
dc.date.available2025-02-21T17:24:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ismael Rodolfo Batista. Análise do clima organizacional de uma indústria de panificação e alimentos. 2023. 34 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79855-
dc.description.abstractSociety is undergoing constant changes in social, cultural, political, and technological realms. Companies that neglect innovation and fail to adapt may face obsolescence. There's a growing emphasis on improving workplace environments and employee satisfaction regarding organizational climate. This study explores the organizational climate of a bakery industry through a survey, using Martins' (2008) scale. Findings indicate the leader plays a crucial role, influencing positive or negative outcomes. Overall, all sectors show intermediate values, placing the company in a mid-level stage—not excellent but not poor. It concludes that managerial commitment to maintaining the organizational climate is vital for positive employee commitment and productivity. Strategic actions aim to enhance satisfaction and productivity, benefiting both the organization and its employees.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do clima organizacional de uma indústria de panificação e alimentospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade está passando por mudanças constantemente, nas áreas sociais, culturais, político, tecnológicas. As empresas que não se preocupam com a inovação e não realizam as mudanças necessárias podem se tornar inexistentes depois de um período. Dessa forma, existe uma preocupação nas empresas na busca de melhorias com o ambiente de trabalho e com a satisfação do seu colaborador com relação ao clima organizacional. O presente estudo objetiva verificar como se configura o clima organizacional de uma indústria de panificação. Por meio de um survey, o clima organizacional da empresa foi mensurado a partir da escala proposta por Martins (2008). Como resultado, constatou-se que o líder tem um papel de importância que pode gerar resultados positivos ou negativos. Como resultado, todos os setores da empresa apresentaram valores intermediários, a empresa se encontra em um estágio intermediário, não alcança um clima excelente, mas não possui um clima ruim. Diante disso, conclui-se que o comprometimento dos gestores na manutenção do clima organizacional é de fundamental importância para que o comprometimento dos colaboradores e a produtividade sejam positivas. Com a realização de ações estratégicas tem como objetivo um aumento na satisfação e na produtividade. Com isso, a organização e o colaborador ganham juntos.pt_BR
dc.subject.ptbrClima Organizacionalpt_BR
dc.subject.ptbrSatisfaçãopt_BR
dc.subject.ptbrTrabalhopt_BR
dc.subject.enOrganizational Climatept_BR
dc.subject.enJobpt_BR
dc.subject.enSatisfactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6073389370524247pt_BR
local.date.available2025-02-21-
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_irbrodrigues.pdf903,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.