Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79845
Tipo: Dissertação
Título : Filosofia e Literatura: distopia como ferramenta de ensino
Título en inglés: Philosophy and Literature: dystopia as a teaching tool
Autor : Sales, Juliana Monteiro da Costa
Tutor: Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de filosofia;Literatura;Distopia
Palabras clave en inglés: Philosophy teaching;Literature;Dystopia
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Fecha de publicación : 2025
Citación : SALES. Juliana Monteiro da Costa. Filosofia e Literatura: distopia como ferramenta de ensino. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumen en portugués brasileño: Diante da grande passividade dos estudantes frente à conteúdos teóricos e, para eles, muitas vezes enfadonhos, faz-se sempre necessário pensar as práticas de ensino e aprendizagem, buscando, para usar um termo da filosofia da diferença, reterritorializar as práticas pedagógicas, chamando os estudantes para o encanto com o saber. Acreditamos que a literatura tem mesmo esse poder de encantar. Através dela podemos vislumbrar mundos fictícios, que por vezes bebem do mundo real e nos fazem embarcar em viagens até então inimagináveis. Nos faz também voltar desses mundos fictícios e pensar nosso próprio mundo, pensar a vida. Além disso, a apreciação de obras literárias como ferramenta metodológica para o ensino e aprendizagem de Filosofia pode estimular o imaginário, a inteligência e o pensar com a realidade, auxiliando também na criação de conceitos, o que, segundo Deleuze e Guattari, é o que define a Filosofia. Para tal, esta cartografia arrazoa sobre como a literatura distópica 1984 de George Orwell pode ser um aparato para as aulas de filosofia, servindo como recurso didático-metodológico para o estudo de temas como a sociedade disciplinar e a sociedade de controle junto à leitura de pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Discute ainda a possibilidade do ensino de Filosofia como Fábrica de Conceitos, segundo os estudos do professor e filósofo Sílvio Gallo e Ada Kroef. Analisa também como a literatura distópica aparece ou fica de fora no livro Filosofando de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.
Abstract: In light of the students' great passivity toward theoretical content, which is often seen as tedious, it is always necessary to rethink teaching and learning practices, aiming to, using a term from the philosophy of difference, reterritorialize pedagogical practices, inviting students to fall in love with knowledge. We believe that literature truly has the power to enchant. Through it, we can glimpse fictional worlds, sometimes drawing from the real world, which take us on journeys previously unimaginable. It also makes us return from these fictional worlds and reflect on our own world, on life. Furthermore, the appreciation of literary works as a methodological tool for teaching and learning philosophy can stimulate imagination, intelligence, and critical thinking with regard to reality, while also aiding in the creation of concepts, which, according to Deleuze and Guattari, is what defines philosophy. To this end, this paper explores how the dystopian literature 1984 by George Orwell can be a tool for philosophy classes, serving as a didactic-methodological resource for studying themes such as disciplinary society and society of control alongside readings from thinkers like Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, and Ada Kroef. It also discusses the possibility of teaching philosophy as a Concept Factory according to the studies of professor and philosopher Sílvio Gallo. Additionally, it analyzes how dystopian literature is presented or excluded in the book Filosofando by Maria Lúcia de Arruda Aranha and Maria Helena Pires Martins.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79845
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7627905256052141
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0134131107132946
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_jmcsales.pdf996,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.