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Tipo: Dissertação
Título: Educação popular em perspectiva eco-relacional: dialogações com a Escola Comunitária Mandacaru, no Centro de Fortaleza-CE
Autor(es): Probo, Paulo Sérgio da Silva
Orientador: Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave em português: Educação popular;Perspectiva eco-relacional;Escola Mandacaru
Palavras-chave em inglês: Popular education;Eco-relational perspective;Mandacaru School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: PROBO, Paulo Sérgio da Silva. Educação popular em perspectiva eco-relacional: dialogações com a Escola Comunitária Mandacaru, no Centro de Fortaleza-CE. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho surge a partir da busca por uma proposta de educação crítica e libertadora, de base popular em perspectiva eco-relacional. É uma experiência de construção de caminhos parceiros e afetuosos, com os/as educadores/as da Escola Comunitária Mandacaru, nos seus fazeres educacionais. Inserida no Centro de Fortaleza-Ce, a Mandacaru foca na educação de jovens e adultos em situação de rua, superação da situação de rua, de vulnerabilidade e exclusão social. O objetivo deste trabalho foi analisar as experiências desses/as educadores/as surgidas, em grupo, a partir das vivências sobre os aportes da educação popular e da perspectiva eco relacional. Para tanto, optou-se pela Pesquisa Engajada, de abordagem qualitativa, onde, através da formação de um grupo aprendente, pôde-se vivenciar e construir, de forma dialógica, esses aportes. A observação dos encontros mostrou a disposição favorável dos/das educadores/as para construirmos juntos/as um planejamento para a Escola baseado nesses aportes.
Abstract: This work arises from the search for a proposal for critical and liberating education, based on an eco-relational perspective. It is an experience of building partnership and affectionate paths with the educators of the Mandacaru Community School in their educational work. Located in the center of Fortaleza, Ceará, Mandacaru focuses on the education of young people and adults living on the streets, overcoming street situations, vulnerability and social exclusion. The aim of this study was to analyze the experiences of these educators, which emerged as a group from their experiences with the contributions of popular education and the eco relational perspective. To this end, we opted for Engaged Research, with a qualitative approach, where, through the formation of a learning group, we were able to experience and construct these contributions in a dialogical way. Observing the meetings showed that the educators were willing to work together to build a plan for the school based on these approaches.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79802
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0257840613100805
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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