Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79694
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lugar no mundo: uma exploração dos espaços domésticos nos cinemas de Kleber Mendonça Filho e André Novais |
Título em inglês: | Place in the world: an exploration of domestic spaces in cinemas by Kleber Mendonça Filho and André Novais |
Título em espanhol: | El lugar en el mundo: una exploración de los espacios domésticos en los cines de Kleber Mendonça Filho y André Novais |
Título em francês: | Lieu dans le monde : exploration des espaces domestiques dans les cinémas de Kleber Mendonça Filho et André Novais |
Autor(es): | Costa, Rodrigo Gadelha |
Orientador: | Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra |
Palavras-chave em português: | Espaço fílmico;Casa;Cinema brasileiro;Olhar;Cena |
Palavras-chave em inglês: | Filmic space;House;Brazilian cinema;Gaze;Scene |
Palavras-chave em espanhol: | Espacio fílmico;Casa;Cine brasileño;Mirada y escena |
Palavras-chave em francês: | Espace filmique;Maison;Cinéma brésilien;Regard et scène |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | COSTA, Rodrigo Gadelha. lugar no mundo: uma exploração dos espaços domésticos nos cinemas de Kleber Mendonça Filho e André Novais. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este texto trata do trabalho de pesquisa realizado sobre a constituição das casas nas produções dos cineastas brasileiros Kleber Mendonça Filho e André Novais. Observa-se aqui a constituição dos ambientes domésticos nessas obras por meio da análise dos espaços fílmicos movida por cotejos entre obras. Esta investigação procura compreender o tratamento espacial dado pelos realizadores às casas em seus filmes, investigando como os procedimentos adotados de conformação do espaço fílmico se associam aos sentidos narrativos e simbólicos atribuídos a certos elementos como objetos, cômodos e gestos ligados à casa. Os esforços aqui colocados se direcionam à observação da insurgência de um recente cinema brasileiro que faz da casa o espaço articulador principal de seus movimentos. À construção de um referencial teórico e metodológico em torno da casa e do espaço como problemas relacionados ao cinema fizeram-se essenciais as contribuições de teóricos do cinema, como Ismail Xavier, Jacques Aumont e André Gardies, de pesquisadores do campo da arquitetura, como Benoît Goetz, Joseph Rykwert e Juhani Pallasmaa, além de autores dos campos da filosofia, sociologia e antropologia. A escolha desses filmes se deu em virtude da avaliação de que seriam estas as obras em que os diretores colocam com maior clareza as espacialidades domésticas como elementos centrais tanto em seu conteúdo, quanto em seu discurso. Foram examinados com maior ênfase os longa metragens Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) de Kleber Mendonça filho e Ela volta na Quinta (2014) e Temporada (2018). Contudo, é importante ressaltar que outras obras dos diretores foram constantemente revisitadas com o intuito de observar as produções dentro de um processo de aproximações e distanciamentos entre os espaços fílmicos constituídos nas obras dos dois realizadores. A pesquisa revelou que Kleber Mendonça Filho e André Novais Oliveira têm abordagens distintas na representação do espaço doméstico em seus filmes. Enquanto Kleber faz da casa um elemento dinâmico e central na narrativa, André se concentra na intimidade e na poética do cotidiano. Ambos exploram a permeabilidade dos espaços, mas suas visões únicas sobre a experiência cinematográfica e a relação entre espaço e narrativa são refletidas de maneiras diferentes. Essas diferenças contribuem para a diversidade do cinema brasileiro, demonstrando como cada diretor constitui um olhar singular para o espaço doméstico. |
Abstract: | This text deals with the research work carried out on the constitution of houses in the productions of Brazilian filmmakers Kleber Mendonça Filho and André Novais. It looks at the constitution of domestic environments in these works through the analysis of filmic spaces driven by comparisons between works. This research seeks to understand the spatial treatment given by the directors to the houses in their films, investigating how the procedures adopted to shape the filmic space are associated with the narrative and symbolic meanings attributed to certain elements such as objects, rooms and gestures linked to the house. The efforts made here are aimed at observing the insurgency of a recent Brazilian cinema that makes the house the main articulating space of its movements. The contributions of film theorists such as Ismail Xavier, Jacques Aumont and André Gardies, researchers in the field of architecture such as Benoît Goetz, Joseph Rykwert and Juhani Pallasmaa, as well as authors from the fields of philosophy, sociology and anthropology were essential to the construction of a theoretical and methodological framework around the house and space as problems related to cinema. The choice of these films was based on the assessment that these would be the works in which the directors most clearly place domestic spatialities as central elements both in their content and in their discourse. The feature films Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) by Kleber Mendonça Filho and Ela volta na Quinta (2014) and Temporada (2018) were examined with greater emphasis. However, it is important to point out that other works by the directors were constantly revisited in order to observe the productions within a process of approximations and distances between the filmic spaces constituted between the works of the two directors. The research revealed that Kleber Mendonça Filho and André Novais Oliveira have different approaches to the representation of domestic space in their films. While Kleber makes the house a dynamic and central element in the narrative, André focuses on intimacy and the poetics of everyday life. Both explore the permeability of spaces, but their unique visions of the cinematic experience and the relationship between space and narrative are reflected in different ways. These differences contribute to the diversity of Brazilian cinema, demonstrating how each director constitutes a unique look at the domestic space. |
Resumen: | Este texto aborda el trabajo de investigación realizado sobre la constitución de las casas en las producciones de los cineastas brasileños Kleber Mendonça Filho y André Novais. Examina la constitución de ambientes domésticos en estas obras a través del análisis de espacios fílmicos impulsado por comparaciones entre obras. Esta investigación busca comprender el tratamiento espacial dado por los directores a las casas en sus películas, investigando cómo los procedimientos adoptados para conformar el espacio fílmico se asocian a los significados narrativos y simbólicos atribuidos a determinados elementos como objetos, habitaciones y gestos vinculados a la casa. Los esfuerzos aquí realizados tienen como objetivo observar la insurgencia de un cine brasileño reciente que hace de la casa el principal espacio articulador de sus movimientos. Las contribuciones de teóricos del cine como Ismail Xavier, Jacques Aumont y André Gardies, de investigadores del campo de la arquitectura como Benoît Goetz, Joseph Rykwert y Juhani Pallasmaa, así como de autores de los campos de la filosofía, la sociología y la antropología fueron esenciales para la construcción de un marco teórico y metodológico en torno a la casa y el espacio como problemas relacionados con el cine. La elección de estas películas se basó en la valoración de que se trataría de las obras en las que los directores sitúan más claramente las espacialidades domésticas como elementos centrales tanto en su contenido como en su discurso. Se examinaron con mayor énfasis los largometrajes Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) de Kleber Mendonça Filho y Ela volta na Quinta (2014) y Temporada (2018). Sin embargo, es importante señalar que otras obras de los directores fueron revisitadas constantemente con el fin de observar las producciones dentro de un proceso de aproximaciones y distancias entre los espacios fílmicos constituidos entre las obras de los dos directores. La investigación reveló que Kleber Mendonça Filho y André Novais Oliveira tienen aproximaciones diferentes a la representación del espacio doméstico en sus películas. Mientras Kleber hace de la casa un elemento dinámico y central de la narración, André se centra en la intimidad y la poética de la vida cotidiana. Ambos exploran la permeabilidad de los espacios, pero sus visiones únicas de la experiencia cinematográfica y de la relación entre espacio y narrativa se reflejan de formas distintas. Estas diferencias contribuyen a la diversidad del cine brasileño, demostrando cómo cada director constituye una mirada única sobre el espacio doméstico. |
Résumé: | Ce texte traite du travail de recherche effectué sur la constitution des maisons dans les productions des cinéastes brésiliens Kleber Mendonça Filho et André Novais. Il s'intéresse à la constitution des environnements domestiques dans ces œuvres à travers l'analyse des espaces filmiques, en s'appuyant sur des comparaisons entre les œuvres. Cette recherche cherche à comprendre le traitement spatial donné par les réalisateurs aux maisons de leurs films, en examinant comment les procédures adoptées pour façonner l'espace filmique sont associées aux significations narratives et symboliques attribuées à certains éléments tels que les objets, les pièces et les gestes liés à la maison. Les efforts déployés ici visent à observer l'insurrection d'un cinéma brésilien récent qui fait de la maison le principal espace d'articulation de ses mouvements. Les contributions de théoriciens du cinéma comme Ismail Xavier, Jacques Aumont et André Gardies, de chercheurs dans le domaine de l'architecture comme Benoît Goetz, Joseph Rykwert et Juhani Pallasmaa, ainsi que d'auteurs issus des domaines de la philosophie, de la sociologie et de l'anthropologie ont été essentielles à la construction d'un cadre théorique et méthodologique autour de la maison et de l'espace en tant que problématiques liées au cinéma. Le choix de ces films était basé sur l'évaluation qu'il s'agissait des œuvres dans lesquelles les réalisateurs plaçaient le plus clairement les spatialités domestiques comme des éléments centraux à la fois dans leur contenu et dans leur discours. Les longs métrages Som ao Redor (2012), Aquarius (2016) de Kleber Mendonça Filho et Ela volta na Quinta (2014) et Temporada (2018) ont été examinés avec plus d'attention. Cependant, il est important de souligner que d'autres œuvres des réalisateurs ont été constamment revisitées afin d'observer les productions dans un processus d'approximations et de distances entre les espaces filmiques constitués entre les œuvres des deux réalisateurs. La recherche a révélé que Kleber Mendonça Filho et André Novais Oliveira ont des approches différentes de la représentation de l'espace domestique dans leurs films. Alors que Kleber fait de la maison un élément dynamique et central du récit, André se concentre sur l'intimité et la poétique de la vie quotidienne. Tous deux explorent la perméabilité des espaces, mais leurs visions uniques de l'expérience cinématographique et de la relation entre l'espace et la narration se reflètent de manière différente. Ces différences contribuent à la diversité du cinéma brésilien, démontrant comment chaque réalisateur pose un regard unique sur l'espace domestique. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79694 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0008-9731-3631 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7839823019518679 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-1680-0371 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4063502391331604 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_rgcosta.pdf | 9,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.