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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavati Sobrinho, Heliomar-
dc.contributor.authorSilva, Lidya Nágylla de Almeida-
dc.date.accessioned2025-02-10T16:22:56Z-
dc.date.available2025-02-10T16:22:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Lidya Nágylla de Almeida. Política de indexação e linguagem documentária em Universidades Federais Brasileiras. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79690-
dc.description.abstractIn the scope of Information Science, especially in the area of Information and Knowledge Representation, it is of the utmost importance that scientific production is properly represented and organized. After identifying that the Institutional Repository of the Federal University of Ceará does not have its own Indexing Language or Indexing Policy, the question arose as to whether this was an isolated phenomenon or whether it was recurrent among the Federal Universities of Brazil, especially among those with undergraduate and postgraduate degrees in Library Science and Information Science. The general objective of this research is to investigate the relationship between the existence of Library Science and Master's and Doctoral programmes in Information Science and the existence, or not, of Indexing Policies and Indexing Languages at Federal Universities in Brazil. In order to achieve the above-mentioned objective, the following specific objectives were outlined: 1) to find out whether the Federal Universities have Indexing Policies and Indexing Languages that include the Library System and the Institutional Repository; 2) to examine whether the Federal Universities have undergraduate degrees in Library Science and postgraduate degrees in Information Science. According to Cintra (2002), the aim is to deepen the level of knowledge in the aforementioned area, emphasizing the scientific knowledge produced by Universities. As a result of the data collected, it was identified that only 25 Federal Universities (36% the sample), of a total 69, have a degree in Library Science and that only 7 (10%) of these have an Indexing Policy. Despite the fact that 2 Federal Universities (3% of the sample) have Indexing Policies even without a degree course in Library Science, it was also observed that the existence of Federal Universities is concentrated in the Federal Universities that have the Library Science course, but still in smaller numbers. Thus, it can be concluded that even if there is a relationship between the existence of courses and the creation of an Indexing Policy or Indexing Language for the Federal Universities, this is not a preponderant and indispensable factor. It is recommended a federal pact for the creation and development of research in the area of Knowledge Representation. It should be emphasised that the implementation of an Indexing Policy and an Indexing Language is of the utmost importance in order to optimise the representation and retrieval of information deposited in Institutional Repositories.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica de indexação e linguagem documentária em universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo campo da Ciência da Informação, especialmente na área de Representação da Informação e do Conhecimento, é de suma importância que a produção científica seja representada e organizada devidamente. Após identificar que o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) não possui uma Linguagem Documentária (LD) nem uma Política de Indexação (PI) própria, surgiu o questionamento se esse era um fenômeno isolado ou se era recorrente dentre as Universidades Federais (UFs) do Brasil, especialmente dentre as que possuem graduação e pós-graduação em Biblioteconomia e em Ciência da Informação. Desse modo, para tal investigação, tem-se como objetivo geral pesquisar a relação entre a existência dos cursos de Biblioteconomia e de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação e a existência, ou não, de Política de Indexação e de Linguagens Documentárias nas Universidades Federais do Brasil. Para alcançar o objetivo supracitado, foram delineados os objetivos específicos a seguir: 1) averiguar se as Universidades Federais (UFs) possuem Políticas de Indexação e Linguagens Documentárias que contemplem o Sistema de Bibliotecas e o Repositório Institucional; 2) examinar se as UFs possuem graduação em Biblioteconomia e pós- graduação em Ciência da Informação. Almeja-se alcançar, de acordo com Cintra (2002), um aprofundamento no nível de conhecimento da área supracitada, enfatizando o conhecimento científico produzido pela Universidade. Como resultado, a partir da coleta realizada, foi identificado que somente 25 UFs (36% da amostra), de 69, possuem graduação em Biblioteconomia e que somente 7 (10%) dessas possuem uma Política de Indexação. Apesar de que 2 UFs (3% da amostra) possuem PI mesmo sem o curso de graduação em Biblioteconomia, observou-se também que a existência de PIs está concentrada nas UFs que possuem o curso supracitado, mas ainda em menor quantidade. Diante disso, conclui-se que mesmo havendo relação entre a existência dos cursos e a criação de uma PI / LD para as UFs, esse não se apresenta como fator preponderante e imprescindível. Diante disso, recomenda-se a criação de um pacto federativo de criação e elaboração de pesquisas na área de Representação do Conhecimento. Reforça-se que a implementação de uma PI e de uma LD são de suma importância para otimizar a representação e a recuperação da informação depositada nos RIs.pt_BR
dc.subject.ptbrPolítica de Indexaçãopt_BR
dc.subject.ptbrLinguagens Documentáriaspt_BR
dc.subject.ptbrRepositório Institucionalpt_BR
dc.subject.ptbrCursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação nas UFspt_BR
dc.subject.enIndexing Policypt_BR
dc.subject.enIndexing Languagespt_BR
dc.subject.enInstitutional Repositorypt_BR
dc.subject.enLibrary and Information Science courses at the UFspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7272132926500211pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0447-0072pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2825957670105564pt_BR
local.date.available2025-02-10-
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