Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLinhares, Ângela Maria Bessa-
dc.contributor.authorNogueira, Maria Neurilane Viana-
dc.date.accessioned2014-04-29T15:04:05Z-
dc.date.available2014-04-29T15:04:05Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Maria Neurilane Viana. A Dimensão Educativa dos Direitos Humanos e a Educação do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperança. 2014. 272f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7964-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectSpiritistpt_BR
dc.subjectEducação e espiritismo – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectLar Fabiano de Cristopt_BR
dc.titleA Dimensão Educativa dos Direitos Humanos e a Educação do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA humanidade vive um momento de grandes transformações; o pensamento cartesiano, que por muito tempo foi dominante, com seu aspecto tradicional, reduzindo o humano tão somente a dimensão material, não responde mais aos anseios da modernidade. Estamos diante de uma nova era para a homem, o limiar de um novo paradigma, cuja base é a dimensão espiritual do ser: o paradigma do espírito. Esse novo olhar nos convida a desenvolver nos sujeitos a educação do espírito como forma de contemplar no processo educativo todas as dimensões do ser humano. A pesquisa em questão foi desenvolvida a partir do eixo temático Educação, Direitos Humanos e Espiritualidade. Partindo dessa perspectiva, propomos como lócus desse trabalho o Lar Fabiano de Cristo, uma instituição de educação formal, que tendo por base a visão espírita de educação, desenvolvida través de um projeto intitulado “Educação Integral do Ser que considera a criança como ser espiritual. Essa proposta educativa busca desenvolver as múltiplas dimensões do educando, entendendo-o enquanto sujeito espiritual em constante processo evolutivo, em meio a desafios de transformação concretos. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é descrever e analisar a produção de saber íntrínseca no diálogo entre Direitos Humanos e Espiritualidade, a partir do projeto Educação do Ser Integral no contexto educativo do Lar Fabiano de Cristo, enfocando a dimensão espiritual do sujeito da educação e apresentando a prática dessa instituição como ambiência de problematização do acesso aos direitos da infância. Para contemplar os objetivos propostos no estudo em questão, trabalhamos com a metodologia da História de Vida e Formação, calçada em Josso e Warschauer (2004; 2001), em especial, utilizando técnicas de observação participante, entrevistas grupais e individuais, bem como fontes documentais, capazes de nos permitir capturar o modo como a vivência dos direitos da criança e seus devires são vivenciados por jovens, adultos e crianças no Lar Fabiano de Cristo. Lançamos mão, de modo a complementar à fala das crianças, da linguagem do desenho própria à expressividade do pensamento infantil. Dessa forma é que a pesquisa pretende ter como um dos referenciais teóricos a aproximação entre os Direitos Humanos e a espiritualidade, tendo por base a visão espírita do Direito e as contribuições da Pedagogia Espírita para a formação do sujeito crítico, autônomo e reflexivo. Destacamos como referenciais teóricos dessa pesquisa: HERRERA FLORES,1999; SILVA, 2010; DINIZ 1996 ( Direitos Humanos); TILLMANN & PILAR, 2003, 2009; SCHELER, 2008; YUS, 2002; ÂNGELIS, 1994; KARDEC, 2000, 2002, 2004, 2005; BARSANULFO, 2000 (Educação e Valores Humanos), Educação das Crianças ( MONTESSORI, 2001; PACHECO, 2012).pt_BR
dc.title.enThe educational dimension of human rights and the education of the whole being at Lar Fabiano de Cristo: weaving a compliment to hopept_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014-DIS-MNVNOGUEIRA.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.