Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79605| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Uma reflexão sobre juventude, escola e educação: relações, dilemas e tensões |
| Título en inglés: | A reflection on youth, school and education: relationships, dilemma and tensions |
| Autor : | Azevedo Neto, Manoel Ximenes |
| Tutor: | Lima Filho, Irapuan Peixoto |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Juventudes;Escola;Identidade;Educação |
| Palabras clave en inglés: | Youth;School;Identity;Education |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Fecha de publicación : | 2024 |
| Citación : | AZEVEDO NETO, Manoel Ximenes. Uma reflexão sobre juventude, escola e educação: relações, dilemas e tensões. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho visa levantar uma discussão sobre as categorias ou elementos aplicados para compreender e analisar a interface entre juventudes e escola, vislumbrada pela relação direta com meu agir diário enquanto professor da educação básica. Tal pesquisa tem por finalidade ser respaldo para construção de material referencial útil para os estudos em curso ou outros que porventura poderão surgir sobre a área e o estudo. Neste trabalho, busca-se salientar a relação com as questões pertinentes de desigualdades sociais, educação, ensino de sociologia, juventude e escola. A sociedade atual é complexa e dinâmica, afinal, as relações sociais se reorganizam de forma rápida em todo momento e âmbito da vida social. Nela, estão estratificadas diversas relações, destas, muitas vezes, norteadas por instituições, grupos e organizações; constituem “signos” (formas de sociabilidade) que condicionam os grupos sociais, principalmente os mais desfavorecidos historicamente que, no caso desta pesquisa, se deterá em torno das juventudes. Isso se configura no cotidiano de desigualdades sociais, no qual nos deparamos todos os dias. Segundo Giddens (2002), a sociedade moderna traz consigo elementos das sociedades pré-modernas, contudo, transformadas por variantes únicas dos tempos atuais: industrialização, globalização e tecnologia. Diante disso, é, de toda forma, necessário se reportar a concepção sociológica do mesmo para compreender ou analisar tal sociedade atual, o ato de reflexividade. Por fim, permeado pelas categorias, método e conceitos sociológicos, busca-se compreender a relação, tensões e dilemas entre as juventudes e a escola, dentro e fora do seu espaço, especificamente com as juventudes do litoral oeste cearense, da cidade de Trairi, por meio de duas escolas: Maria Celeste de Azevedo Porto (integral) e Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (regular), usando metodologias quantitativas e qualitativas. |
| Abstract: | This paper aims to raise a discussion about the categories or elements applied to understand and analyze the interface between youth and school, as seen through the direct relationship with my daily actions as a basic education teacher. The purpose of this research is to support the construction of useful reference material for ongoing studies or others that may arise in the area and the study. This paper seeks to highlight the relationship with pertinent issues of social inequalities, education, teaching sociology, youth and school. Today's society is complex and dynamic, after all, social relations are reorganized rapidly at all times and in all areas of social life. In it, various relationships are stratified, often guided by institutions, groups and organizations; they constitute “signs” (forms of sociability) that condition social groups, especially the most historically disadvantaged ones, which, in the case of this research, will focus on youth. This is configured in the daily social inequalities that we encounter every day. According to Giddens (2002), modern society brings with it elements of pre-modern societies, however, transformed by unique variants of the present times: industrialization, globalization and technology. In view of this, it is, in any case, necessary to refer to the sociological conception of the same to understand or analyze such current society, the act of reflexivity. Finally, permeated by sociological categories, methods and concepts, it seeks to understand the relationship, tensions and dilemmas between young people and school, inside and outside its space, specifically with young people from the western coast of Ceará, from the city of Trairi, through two schools: Maria Celeste de Azevedo Porto (full-time) and Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, using quantitative and qualitative methodologies. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79605 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/6149528965803752 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_mxazevedoneto.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.