Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79429| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Gestão da informação e etnografia na podosfera: bases para a transição de um podcast acadêmico |
| Autor : | Santos, Francisco Edvander Pires Silveira, João Otávio Gomes Sales, Evandro Leandro Lima Oliveira, Luiz Allan Silvestre de Mesquita, Ariádila Matos |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Podcast;Podosfera;Biblioteca universitária |
| Palabras clave en inglés: | Podcast;Podosphere;Academic library |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Editorial : | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
| Citación : | SANTOS, Francisco Edvander Pires; SILVEIRA, João Otávio Gomes; SALES, Evandro Leandro Lima; OLIVEIRA, Luiz Allan Silvestre de MESQUITA, Ariádila Matos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, p. 1-24, 2025. |
| Citación : | ;Volume 21 |
| Resumen en portugués brasileño: | Este artigo discute a transição de um podcast acadêmico gerenciado em biblioteca universitária e produzido entre os anos de 2019 e 2023, equivalente a cinco temporadas na podosfera. Como referencial teórico, apresenta 10 teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), as quais comprovam o quão recentes são as pesquisas desenvolvidas sobre podcasts. Como metodologia, aplica-se a podcast ethnography, traduzida livremente como etnografia na podosfera, cuja triangulação EEE - Explorar, Engajar e Examinar - possibilitou a análise e avaliação do conteúdo publicado por um podcast acadêmico consolidado na podosfera. A partir da aplicação desse método, discutem-se as temporadas do podcast analisado e as 10 fases de sua transição na podosfera, a qual é justificada em virtude da migração de plataforma de hospedagem, da PodCloud para a Podcastics, e devido à atualização do nome do podcast no ano de 2023. Conclui que o ambiente virtual da podosfera pode ser comparado a uma biblioteca digital de áudio em crescimento exponencial, sugerindo, ainda, possibilidades de estudos futuros acerca dessa temática. |
| Abstract: | This article examines the transition of an academic podcast managed by librarians from 2019 to 2023, spanning five seasons of production. As a theoretical foundation, it presents 10 theses published in Brazil, demonstrating the relatively recent development of podcast-related studies. The research method applied was podcast ethnography, utilizing the EEE triangulation – Explore, Engage, and Examine – to analyze and evaluate the content produced for an academic podcast well-established on podosphere. Through this method, the five podcast seasons were successfully analyzed, alongside the proposal of 10 phases that facilitated its transition. This transition was prompted by a migration from the hosting platform PodCloud to Podcastics, as well as a title update for the podcast in 2023. In conclusion, the study highlights that the podosphere can be likened to a rapidly growing digital audio library, offering significant potential for research on information management within this space. |
| Descripción : | Artigo oriundo de produção técnica iniciada em 2018 no PPGCI/UFC. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79429 |
| DOI: | 10.58876/rbbd.2025.2112002 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-9469-1775 https://orcid.org/0000-0002-3531-4494 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1867794550261960 http://lattes.cnpq.br/0005575028792909 http://lattes.cnpq.br/9113430716546411 http://lattes.cnpq.br/5751615365620279 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_art_fepsantos.pdf | 727,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.