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Tipo: Dissertação
Título : Implementação e uso de tecnologias para automação do atendimento nos supermercados de Fortaleza: um olhar a partir da posição dos agentes envolvidos
Título en inglés: Implementation and use of service automation technologies in Fortaleza's supermarkets: a look from the point of view of the agents involved
Autor : Silva, Marcus Ângelo Alves da Costa
Tutor: Santana Júnior, Edemilson Cruz
Palabras clave en portugués brasileño: Maquinação;Supermercados;Tempo de trabalho socialmente necessário
Palabras clave en inglés: Machining;Supermarkets;Socially necessary working time
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Marcus Ângelo Alves da Costa. Implementação e uso de tecnologias para automação do atendimento nos supermercados de Fortaleza: um olhar a partir da posição dos agentes envolvidos. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A presente investigação busca responder que fatores explicam a implementação de tecnologias de autoatendimento nos supermercados de Fortaleza da forma como acontece. Para tal, um estudo de caso com finalidade explicativa e abordagem qualitativa foi feito especialmente orientado por entrevistas semiestruturadas, de forma a notar a potencialização dos ganhos, o controle do trabalho e a modificação do consumo (pressupostos inicialmente elencados). Demonstra-se que em Fortaleza há baixa adesão dessas máquinas por supermercado (inferior a 15%), ainda que a efetividade delas seja reconhecida por todos os agentes envolvidos: consumidores, fabricantes, gerentes dos supermercados que adotam o self checkout e também daqueles não aderentes. Conclui-se, pois, que a implementação do autoatendimento em Fortaleza dá-se especialmente pela capacidade de incidir sobre o tempo da prestação do serviço, isto é: os consumidores passam menos tempo no supermercado; o tempo de trabalho dos trabalhadores do supermercado é usado em outras atividades; e o tempo de arrecadação proveniente da venda do volume de mercadorias torna-se mais rápido. Apesar disso, a implementação não é mais expressiva em decorrência de uma característica de Fortaleza que também é, dadas as proporções, característica do Brasil e do Sul Global: mão de obra abundante e barata.
Abstract: This research seeks to answer what factors have caused self-service technologies to be implemented in Fortaleza supermarkets in the form they have. To this end, a case study with an explanatory purpose and a qualitative approach was carried out, especially guided by semi-structured interviews, in order to note the potentialization of gains, the control of work and the modification of consumption (hypotheses initially raised). It shows that in Fortaleza there is low take-up of these machines by supermarkets (less than 15%), even though their effectiveness is recognized by all the agents involved: consumers, manufacturers, managers of supermarkets that have adopted self-checkout and those that have not. It can be concluded, therefore, that the implementation of self-service in Fortaleza has a particular impact on the time taken to provide the service, i.e.: consumers spend less time in the supermarket; supermarket workers' working time is used for other activities; and the time taken to collect revenue from the sale of goods becomes faster. Despite this, the implementation is not more significant due to a characteristic of Fortaleza that is also, given the proportions, characteristic of Brazil and the Global South: abundant and cheap labor.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79292
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8819478776837865
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-3487-9677
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6484218588053121
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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