Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79284
Type: TCC
Title: Avaliação sobre as concepções e avanços das “metodologias ativas” no ensino de Química na etapa do ensino médio: um estudo de caso na rede pública
Title in English: Evaluation of the conceptions and advances of “methodologies active” in Chemistry teaching in high school: a study case in the public network
Authors: Costa, Ana Millena Almeida da
Advisor: Mendes, Débora Lucia Lima Leite
Keywords in Brazilian Portuguese : Metodologias ativas;Química;Ensino-aprendizagem;Química - Estudo e ensino
Keywords in English : Active methodologies;Chemical;Teaching-learning
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Issue Date: 2021
Citation: COSTA, Ana Millena Almeida da. Avaliação sobre as concepções e avanços das “metodologias ativas” no ensino de Química na etapa do ensino médio: um estudo de caso na rede pública. 2024. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de professores de química da rede pública de ensino, acerca das mediações pedagógicas realizadas através das metodologias ativas. Além disso, também objetiva trazer um levantamento teórico sobre os avanços das metodologias ativas ao longo do tempo, enfatizando sua história e conceitos, bem como a importância da aplicação em sala de aula, além de elencar as práticas mais comuns que utilizam essa forma de metodologia para tornar o ensino mais atrativo e significativo. A abordagem metodológica utilizada baseia-se em um estudo qualitativo, no qual foram feitas entrevistas com docentes que já fizeram uso de alguma metodologia ativa na condição de professores de química e discutir as respostas, verificando os impactos dessas metodologias para o ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa foi constituída por 10 docentes da rede pública de ensino, que lecionam a disciplina de química na etapa do Ensino Médio. Por fim, identificou-se que os resultados se apresentam favoráveis ao ensino-aprendizagem quando são utilizadas as metodologias ativas, ressalte-se que, dentre as práticas identificadas, foram citadas cinco formas mais frequentes, sendo a Gamificação a prática de maior destaque.
Abstract: The present assignment aims to discuss the conceptions of chemistry teachers from the public school system about the pedagogical mediations carried out through active methodologies. In addition, it also aims to present a theoretical survey of the advances of active methodologies over time, emphasizing their history and concepts, as well as the importance of application in the classroom, moreover, to listing the most common ones, which make teaching more attractive and meaningful. The methodological approach used is based on a qualitative study, in which interviews were conducted with professors who had already made use of some active methodology as chemistry professors and to discuss the answers, verifying the impacts of these methodologies on teaching and learning. The research sample consisted of 10 teachers from the public school system, who teach chemistry in high school. In conclusion, it was identified that the results are favorable to teaching-learning when active methodologies are used, it should mention that, among the identified practices, five most frequent forms were mentioned, with Gamification being the most emphasized.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79284
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5591624495595951
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/1638394670120057
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_amacosta.pdf363,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.