Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79284
Tipo: TCC
Título: Avaliação sobre as concepções e avanços das “metodologias ativas” no ensino de Química na etapa do ensino médio: um estudo de caso na rede pública
Título em inglês: Evaluation of the conceptions and advances of “methodologies active” in Chemistry teaching in high school: a study case in the public network
Autor(es): Costa, Ana Millena Almeida da
Orientador: Mendes, Débora Lucia Lima Leite
Palavras-chave em português: Metodologias ativas;Química;Ensino-aprendizagem;Química - Estudo e ensino
Palavras-chave em inglês: Active methodologies;Chemical;Teaching-learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2021
Citação: COSTA, Ana Millena Almeida da. Avaliação sobre as concepções e avanços das “metodologias ativas” no ensino de Química na etapa do ensino médio: um estudo de caso na rede pública. 2024. Monografia (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as concepções de professores de química da rede pública de ensino, acerca das mediações pedagógicas realizadas através das metodologias ativas. Além disso, também objetiva trazer um levantamento teórico sobre os avanços das metodologias ativas ao longo do tempo, enfatizando sua história e conceitos, bem como a importância da aplicação em sala de aula, além de elencar as práticas mais comuns que utilizam essa forma de metodologia para tornar o ensino mais atrativo e significativo. A abordagem metodológica utilizada baseia-se em um estudo qualitativo, no qual foram feitas entrevistas com docentes que já fizeram uso de alguma metodologia ativa na condição de professores de química e discutir as respostas, verificando os impactos dessas metodologias para o ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa foi constituída por 10 docentes da rede pública de ensino, que lecionam a disciplina de química na etapa do Ensino Médio. Por fim, identificou-se que os resultados se apresentam favoráveis ao ensino-aprendizagem quando são utilizadas as metodologias ativas, ressalte-se que, dentre as práticas identificadas, foram citadas cinco formas mais frequentes, sendo a Gamificação a prática de maior destaque.
Abstract: The present assignment aims to discuss the conceptions of chemistry teachers from the public school system about the pedagogical mediations carried out through active methodologies. In addition, it also aims to present a theoretical survey of the advances of active methodologies over time, emphasizing their history and concepts, as well as the importance of application in the classroom, moreover, to listing the most common ones, which make teaching more attractive and meaningful. The methodological approach used is based on a qualitative study, in which interviews were conducted with professors who had already made use of some active methodology as chemistry professors and to discuss the answers, verifying the impacts of these methodologies on teaching and learning. The research sample consisted of 10 teachers from the public school system, who teach chemistry in high school. In conclusion, it was identified that the results are favorable to teaching-learning when active methodologies are used, it should mention that, among the identified practices, five most frequent forms were mentioned, with Gamification being the most emphasized.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79284
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5591624495595951
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1638394670120057
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_amacosta.pdf363,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.