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Tipo: Dissertação
Título: Modelagem de um veículo elétrico de alcance estendido (REEV) utilizando um motor de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI) a etanol
Título em inglês: Modeling of an range extended electric vehicle (REEV) using a homogeneous charge compression ignition (HCCI) engine with ethanol
Autor(es): Sousa, Renno de Holanda
Orientador: Bueno, André Valente
Palavras-chave em português: Biocombustíveis;Motores de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI);Veículos elétricos de longo alcance (REEV);Veículos elétricos;Emissões de Veículos
Palavras-chave em inglês: Biomass energy;Homogeneous charge compression ignition engines (HCCI);Extended range electric vehicles (REEV);Electric vehicles;Vehicle Emissions
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Data do documento: 2024
Citação: SOUSA, Renno de Holanda. Modelagem de um veículo elétrico de alcance estendido (REEV) utilizando um motor de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI) a etanol. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho analisou o comportamento de diferentes configurações de um REEV, com a adoção de dois conjuntos de potência distintos alimentados por etanol: um operando como motor de ignição por faísca e outro operando em modo HCCI. As simulações ocorreram no software Realis IGNITE, e o tratamento das emissões foi realizado por um programa em Python. O modelo computacional do veículo convencional apresentou resultados satisfatórios no consumo de combustível, com menos de 1% de erro de validação, enquanto o modelo do catalisador de três vias teve um erro máximo inferior a 3%. Os resultados obtidos com o conjunto de potência operando em modo HCCI também foram satisfatórios, com o mesmo apresentando um desempenho superior ao da outra configuração, com menor consumo de combustível e com emissões de poluentes que ficaram dentro dos limites reportados na literatura.
Abstract: This study analyzed the behavior of different configurations of a REEV, adopting two distinct power sets fueled by ethanol: one operating as a spark-ignition engine and the other in HCCI mode. The simulations were performed in Realis IGNITE software, and the emissions treatment was conducted by a Python program. The computational model of the conventional vehicle showed satisfactory results in fuel consumption, with less than 1% validation error, while the three-way catalyst model had a maximum error of less than 3%. The results obtained with the power set operating in HCCI mode were also satisfactory, showing superior performance to the other configuration, with lower fuel consumption and pollutant emissions within the limits reported in the literature.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79224
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0001-7916-2533
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8187121306295670
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-5083-5872
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7255751296587016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEME - Dissertações defendidas na UFC

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