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dc.contributor.advisorFeitosa, Luiz Tadeu-
dc.contributor.authorCastro, Aryadna Pereira de-
dc.date.accessioned2024-12-20T15:07:00Z-
dc.date.available2024-12-20T15:07:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCASTRO, Aryadna Pereira de. Mediação cultural e políticas públicas para a cultura: uma análise sobre curadoria de exposições na Pinacoteca do Ceará. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79207-
dc.description.abstractThis research aims to analyze aspects of cultural mediation that instrumentalize the relationship between public policies for culture, represented by the National Culture Plan (PNC) and the curatorial practice of the exhibitions held in the "Bonito pra Chover" exhibition, promoted by the Pinacoteca do Ceará. To this end, we adopted as specific objectives: a) to highlight activities applicable to the process of curating collections, in the National Plan of Cultural; b) to analyze the exhibition “Bonito pra Chover”, from the Pinacoteca do Ceará, and two exhibitions that comprise it: “No lápis da vida não tem borracha” and “Amar se aprende amando” from the curatorial aspect; c) to reflect on the relationship between the public policies put into practice from curating the researched exhibitions and the aspects of cultural mediation that are presented in this relationship. It displays as a theoretical reference an anthropological and semiotic deepening of the concept of culture and the relations of cultural mediation with Information Science, public policies aimed at culture and discussion on protective curation. Regarding the methodological procedures, the research is qualitative in nature, with an exploratory and descriptive method. To collect data, it conducts a survey and mapping of documents from the National Culture Plan and two exhibitions from “Bonito para Chover”, at the Pinacoteca do Ceará; it conducts interviews with the curators of the selected exhibitions and analyzes the data through a comparison between the documental material and the interviews. It concludes that cultural mediation is intrinsically linked to the process of curating exhibitions and to public policies for culture, constituting a dynamic environment of symbolic construction, in which those responsible for policies, professionals involved in an exhibition or a presentation, and the public are an active and an integral part of the mediation process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMediação cultural e políticas públicas para a cultura: uma análise sobre curadoria de exposições na Pinacoteca do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa objetiva analisar aspectos de mediação cultural que instrumentalizam a relação entre as políticas públicas voltadas para a cultura, representadas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC) e a prática curatorial das exposições realizadas na mostra "Bonito pra Chover", promovida pela Pinacoteca do Ceará. Para tal fim, adota como objetivos específicos: a) destacar no Plano Nacional de Cultura atividades aplicáveis ao processo de curadoria de exposições; b) analisar a mostra “Bonito pra Chover”, da Pinacoteca do Ceará, e duas exposições que a compõem: “No lápis da vida não tem borracha” e “Amar se aprende amando” sob o aspecto curatorial; c) Refletir a relação entre as políticas públicas postas em prática a partir da curadoria de exposições da mostra pesquisada e os aspectos da mediação cultural que se apresentam nessa relação. Apresenta como referencial teórico um aprofundamento antropológico e semiótico do conceito de cultura e as relações da mediação cultural com a Ciência da Informação, as políticas públicas voltadas para a cultura e discussões acerca de curadoria de exposições. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza qualitativa, método exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, realiza levantamento e mapeamento documental do Plano Nacional de Cultura e de duas exposições da mostra “Bonito para Chover”, da Pinacoteca do Ceará; realiza entrevistas com os curadores das exposições selecionadas e analisa os dados através de um cotejamento entre o material documental e as entrevistas. Conclui que a mediação cultural está intrinsecamente ligada ao processo de curadoria de exposições e às políticas públicas para a cultura, constituindo um ambiente dinâmico de construção simbólica, no qual os responsáveis pelas políticas, os profissionais envolvidos em uma exposição ou mostra, e o público são partes ativas e integrantes do processo de mediação.pt_BR
dc.subject.ptbrCulturapt_BR
dc.subject.ptbrMediação culturalpt_BR
dc.subject.ptbrCuradoria de exposiçõespt_BR
dc.subject.enCulturept_BR
dc.subject.enCultural mediationpt_BR
dc.subject.enExhibition curationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9808440292226707pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6159-7985pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2053936680844527pt_BR
local.date.available2024-12-20-
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