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Tipo: TCC
Título : Evolução de um sistema embarcado de estimulação galvânica aplicado à técnica terapêutica para aliviar sintomas de desequilíbrio no corpo humano
Autor : Corrêa, Clarice da Costa
Tutor: Sampaio, Raimundo Furtado
Palabras clave en portugués brasileño: Enjôo de movimento;Estimulação vestibular galvânica;Equilíbrio;M5Core2
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Fecha de publicación : 2024
Citación : CORRÊA, Clarice da Costa. Evolução de um sistema embarcado de estimulação galvânica aplicado à técnica terapêutica para aliviar sintomas de desequilíbrio no corpo humano. 2024. 38 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O enjôo de movimento é uma condição fisiológica comum que ocorre quando o cérebro recebe sinais contraditórios de diferentes sistemas sensoriais, como o sistema vestibular (localizado no ouvido interno) e os olhos. Essas inconsistências entre os sinais de movimento e equilíbrio levam a sintomas como náusea, tontura e desconforto. A estimulação vestibular galvânica (EVG) é uma técnica terapêutica que utiliza estimulação elétrica para auxiliar no processo de reabilitação. A EVG tem se mostrado eficaz não apenas no alívio dos sintomas do enjoo de movimento, mas também na melhoria do humor, da qualidade de vida e das habilidades cognitivas de pacientes com distúrbios de equilíbrio e doenças como o Parkinson. O objetivo deste trabalho é apresentar os avanços no desenvolvimento de um módulo de EVG, aprimorando o dispositivo para torná-lo mais eficiente e prático para uso no dia a dia. A pesquisa incluiu o estudo das versões anteriores do dispositivo e a implementação de novas soluções tecnológicas. Um aspecto central dessa etapa de desenvolvimento foi a utilização da placa IoT M5Core2, equipada com o microcontrolador ESP32, que oferece grande versatilidade para aplicações diversas, especialmente na área de saúde. Além disso, foi desenvolvido um software de controle, programado utilizando a plataforma Arduino e bibliotecas específicas da placa, que permite o gerenciamento eficiente da interface e das funções do dispositivo. O novo módulo, agora mais autônomo e fácil de integrar à rotina dos pacientes, visa aumentar a independência dos usuários, minimizando os efeitos do enjoo de movimento e outros distúrbios de equilíbrio. Entre os avanços, destaca-se a melhoria na autonomia da bateria e a proposta futura de incluir conectividade Wi-Fi, permitindo que o dispositivo tenha uma maior usabilidade e independência. Os testes realizados, tanto por simulação quanto em indivíduos, demonstraram resultados promissores, consolidando esta nova versão como uma contribuição significativa em relação aos modelos anteriores.
Abstract: Motion sickness is a common physiological condition that occurs when the brain receives contradictory signals from different sensory systems, such as the vestibular system (located in the inner ear) and the eyes. These inconsistencies between movement and balance signals lead to symptoms such as nausea, dizziness and discomfort. EVG is a therapeutic technique that uses electrical stimulation to assist in the rehabilitation process. EVG has been shown to be effective not only in relieving the symptoms of motion sickness, but also in improving the mood, quality of life and cognitive abilities of patients with balance disorders and diseases such as Parkinson’s. The aim of this paper is to present advances in the development of an EVG module, improving the device to make it more efficient and practical for everyday use. The research included studying previous versions of the device and implementing new technological solutions. A central aspect of this stage of development was the use of the M5Core2 IoT board, equipped with the ESP32 microcontroller, which offers great versatility for diverse applications, especially in the health area. In addition, control software was developed, programmed using the Arduino platform and specific libraries from the IoT board, which enables efficient management of the device’s interface and functions. The new module, now more autonomous and easier to integrate into patients’ routines, aims to increase users’ independence by minimizing the effects of motion sickness and other balance disorders. Among the advances, we highlight the improvement in battery life and the future proposal to include Wi-Fi connectivity, allowing the device to have greater usability and independence. The tests carried out, both by simulation and on individuals, have shown promising results, consolidating this new version as a significant contribution over previous models.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79168
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3282531168329359
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9936530790182581
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

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