Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79099
Tipo: Dissertação
Título : A escola de tempo integral nas trajetórias juvenis: uma avaliação em profundidade a partir do estudo de uma escola pública de tempo integral no ensino fundamental ii no município de Fortaleza-CE
Autor : Omena Neto, Almir Pereira de
Tutor: Carvalho, Alba Maria Pinho de
Palabras clave en portugués brasileño: Escola de tempo integral;Juventudes;Trajetórias juvenis;Currículo;Políticas públicas
Palabras clave en inglés: Full-time school;Youth;Youth trajectories;Curriculum;Public policies
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : OMENA NETO, Almir Pereira de. A escola de tempo integral nas trajetórias juvenis: uma avaliação em profundidade a partir do estudo de uma escola pública de tempo integral no ensino fundamental ii no município de Fortaleza-CE. 2024. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo aprofunda a compreensão da Escola de Tempo Integral (ETI) no contexto de Fortaleza, analisando seus impactos nas trajetórias de jovens estudantes. O pesquisador, professor atuante desde 1998, transita entre a rede particular e pública, com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ademais, o interesse pela escola em tempo integral surge em resposta à crescente relevância desta modalidade de escola no Ceará desde 1996 e, especialmente, em Fortaleza, a partir de 2009. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola pública de tempo integral do Ensino Fundamental II, a Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa, localizada na Granja Lisboa. Foi através da análise documental, observação participante e entrevistas com gestores, professores e estudantes que tivemos a compreensão de como a ETI se inseriu na política educacional municipal, quais as suas características e como ela influencia o cotidiano escolar e a formação dos jovens. Por fim, os resultados indicam que, apesar do potencial da ETI para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, algumas questões precisam ser aprimoradas. O currículo, por exemplo, foi apontado como pouco atrativo e desestimulante, e a carga horária foi considerada excessiva, não totalmente aproveitada. A partir dessas constatações, sugerimos a reformulação do currículo, com a inclusão de metodologias mais ativas e engajadoras, e um melhor aproveitamento da parte diversificada da jornada escolar, alinhando os conteúdos às necessidades e aos interesses dos estudantes.
Abstract: This study deepens the understanding of Full-Time Schools (ETI) in the context of Fortaleza, analyzing their impacts on the trajectories of young students. The researcher, a teacher since 1998, moves between the private and public schools, with an emphasis on the final years of Elementary School II and Youth and Adult Education (EJA). The interest in full-time schools arose in response to the growing relevance of this type of school in Ceará since 1996 and, especially, in Fortaleza, since 2009. The research, of a qualitative nature, was carried out in a full-time public school of Elementary School II, the Dom Antônio de Almeida Lustosa School, located in Granja Lisboa. Through documentary analysis, participant observation and interviews with administrators, teachers and students, we aimed to understand how ETI was inserted into the municipal educational policy, what its characteristics are and how it influences the daily school life and the education of young people. The results indicate that, despite the potential of ETI to promote the integral development of students, some issues need to be improved. The curriculum, for example, was considered unattractive and disengaging, and the workload was considered excessive and not fully utilized. Based on these findings, we suggest reformulating the curriculum, including more active and engaging methodologies, and making better use of the diversified part of the school day, aligning the content with the needs and interests of the students.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79099
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6058225132541576
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5941867047206757
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_apomenaneto.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.