Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79072
Tipo: | Dissertação |
Título : | Metodologias aplicadas ao ensino de óptica para os alunos com ou sem deficiência visual |
Autor : | Menezes, Ynaiah Rocha |
Tutor: | Dias, Nildo Loiola |
Palabras clave en portugués brasileño: | Sequência didática;Baixa visão;Vygotsky;Ensino de física |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho é apresentada uma sequência didática sobre conteúdos de Óptica, onde foram construídos materiais que podem ser aplicados no ensino para alunos com ou sem deficiência visual. O desafio maior foi analisar e elaborar como ensinar Óptica para alunos com perda de visão parcial ou total, onde, através de materiais produzidos foi possível alcançar um melhor entendimento de uma aluna com baixa visão acentuada em uma sala de aula do terceiro ano do Ensino Médio em uma turma com aproximadamente mais outros 39 alunos videntes. Independentemente da quantidade de alunos com deficiência visual em uma sala, é esperado que o ensino chegue a todos de maneira mais completa e honesta possível, sendo essencial o professor investir o tempo de planejamento em preparar materiais que leve os alunos a um alcance maior da aprendizagem. A inspiração deste trabalho foi a teoria de Vygotsky que destaca a relevância da interação social e da mediação no desenvolvimento cognitivo. No contexto da inclusão escolar, isso implica que estimular interações colaborativas e significativas entre alunos com e sem deficiência é essencial para concretizar a inclusão e ampliar as oportunidades de aprendizagem e crescimento para todos os estudantes. |
Abstract: | This paper presents a didactic sequence on Optics content, where materials were developed that can be applied in teaching students with or without visual impairments. The main challenge was to analyze and design methods for teaching Optics to students with partial or total vision loss. Using the materials created, it was possible to achieve a better understanding by a student with severe low vision in a third-year high school classroom with approximately 39 other sighted students. Regardless of the number of visually impaired students in a class, it is expected that teaching reaches everyone as fully and fairly as possible. Therefore, it is essential that teachers invest planning time in reparing materials that help all students achieve a deeper level of learning. The inspiration for this work was Vygotsky's theory, which emphasizes the importance of social interaction and mediation in cognitive development. In the context of school inclusion, this means that fostering collaborative and meaningful interactions between students with and without disabilities is crucial for realizing inclusion and enhancing learning and growth opportunities for all students. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79072 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1699832444873996 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6259018521221763 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_yrmenezes.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.