Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79065
Tipo: Dissertação
Título : A sociologia e a literatura: ampliando o pensamento sociológico através de sequência didática
Título en inglés: Sociology and literature: expanding sociological thought through didactic sequence
Autor : Batista, Melanilce Karla da Silva
Tutor: Lima Filho, Irapuan Peixoto
Palabras clave en portugués brasileño: Sociologia;Literatura;Juventudes
Palabras clave en inglés: Sociology;Literature;Youth
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : BATISTA, Melanilce Karla da Silva. A sociologia e a literatura: ampliando o pensamento sociológico através de sequência didática. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem por objetivo a apresentação de sequência didática, realizada como produto de pesquisa para o Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia na linha de pesquisa Juventudes e temas contemporâneos com ênfase no ensino da Sociologia. A Sociologia possui muitos temas relevantes e sua importância está consolidada na formação de um jovem crítico e consciente da realidade. Considerando essa situação, observa-se os hábitos de leitura dos jovens que frequentam a EEEP Mário Alencar. Para a análise foi realizado um projeto de intervenção, instrumentalizado a partir da construção de uma sequência didática, utilizando como inspiração a metodologia de ensino referenciada na pedagogia histórico-crítica, concebida pelo professor João Luiz Gasparin, priorizando diálogos e reflexões sobre os conteúdos estudados em sala de aula, com a leitura do conto A Loteria de Shirley Jackson e a aplicação de um projeto literário escolar, a Ciranda de Leitura, onde o objetivo principal é usar a literatura como ferramenta para o ensino da Sociologia. As aulas foram planejadas para as turmas da primeira e segunda série do Ensino Médio da EEEP Mário Alencar, levando em consideração a conjuntura da disponibilidade de horários e as atividades cotidianas, bem como as atitudes dos jovens em relação à leitura do livro O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, que foi o nosso objeto de análise. A intervenção pedagógica foi realizada durante o horário de aula, em formato de rodas de conversa, o que possibilitou uma maior interação entre os alunos e a professora
Abstract: This work aims to present a didactic sequence, carried out as a research product for the Professional Master's Degree in Teaching Sociology in the research line Youth and contemporary themes with an emphasis on the teaching of Sociology. Sociology has many relevant themes and its importance is consolidated in the formation of a young person who is critical and aware of reality. Considering this situation, the reading habits of young people who attend EEEP Mário Alencar are observed. For the analysis, an intervention project was carried out, instrumentalized from the construction of a didactic sequence, using as inspiration the teaching methodology referenced in historical-critical pedagogy, designed by professor João Luiz Gasparin, prioritizing dialogues and reflections on the contents studied in classroom, with the reading of the short story The Lottery by Shirley Jackson and the implementation of a school literary project, Ciranda de Leitura, where the main objective is to use literature as a tool for teaching Sociology. The classes were planned for the first and second year classes of high school at EEEP Mário Alencar, taking into account the availability of schedules and daily activities, as well as the attitudes of young people in relation to reading the book 'O Auto da Compadecida' by Ariano Suassuna, who was our object of analysis. The pedagogical intervention was carried out during class hours, in the format of conversation circles, which enabled greater interaction between the students and the teacher.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79065
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0891313684635548
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6126704039312729
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_mksbatista.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.