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Tipo: Tese
Título: Efeito de vídeos educativos da plataforma safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica sobre segurança do paciente
Autor(es): Lima, Magda Milleyde de Sousa
Orientador: Caetano, Joselany Áfio
Palavras-chave em português: Segurança do Paciente;Unidades Hospitalares de Hemodiálise;Enfermagem em Nefrologia
Palavras-chave em inglês: Patient Safety;Hemodialysis Units, Hospital;Nephrology Nursing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Magda Milleyde de Sousa. Efeito de vídeos educativos da plataforma safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica sobre segurança do paciente. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 79061. Acesso em: 03 dez. 2024.
Resumo: A segurança do paciente é uma preocupação mundial, cujos desafios são imensos para promover assistência de qualidade e segura. Em clínicas de hemodiálise, os pacientes com doença renal crônica, normalmente, apresentam-se vulneráveis a episódios que colocam a segurança da saúde em risco, sobretudo, devido ao processo de tratamento que expõe a altas taxas de intervenções. Neste cenário, o engajamento do paciente e dos familiares na promoção da segurança oportuniza ao paciente conhecer melhor a realidade por ele vivida, a doença, o tratamento ao qual é submetido e as práticas de cuidado seguras na realização deste tratamento. Assim, objetivou-se avaliar a efeito da Plataforma Safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica sobre segurança do paciente em clínicas de hemodiálise. Realizou-se estudo multimétodos, sendo dois metodológicos (construção e validação de vídeos educativos sobre segurança do paciente e construção e validação de escalas de conhecimento, atitude e prática sobre segurança do paciente), e outro quase-experimental, do tipo antes e depois (efeito da Plataforma Digital Safety4me® no conhecimento, na atitude e prática de pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico). O estudo foi realizado em duas clínicas de hemodiálise, Ceará, Brasil. A versão final dos vídeos educativos sobre as metas de segurança do paciente resultou na produção de sete vídeos distintos, que abordam os seguintes tópicos: identificação correta do paciente, comunicação entre profissionais de saúde, administração segura de medicamentos, cuidados cirúrgicos relacionados à confecção da fístula e inserção do cateter, prevenção de infecções e prevenção de quedas. Na análise de conteúdo dos vídeos, 15 itens apresentaram concordância superior a 0,8, sendo considerados válidos. Em relação à validação de aparência, todos os itens obtiveram concordância superior a 0,8. A avaliação do público-alvo revelou que, dos 14 itens analisados, 11 apresentaram concordância superior a 0,8. Quanto à Escala de Conhecimento, Atitude e Prática, todos os itens apresentaram Coeficientes de Validade de Conteúdo superiores a 0,8, sendo considerados válidos. A análise fatorial revelou estrutura com dois fatores latentes. Os resultados da análise da efeito dos vídeos educativos indicaram diferenças estatisticamente significativas para todas as variáveis investigadas nas duas clínicas estudadas, com resultados pré-intervenção inferiores, comparados aos pós-intervenção. Assim, os vídeos educativos se configuram como uma ferramenta valiosa para promover a segurança do paciente em clínicas de hemodiálise.
Abstract: Patient safety is a global concern, with immense challenges to promote quality and safe care. In hemodialysis clinics, patients with chronic kidney disease are typically vulnerable to episodes that jeopardize their health security, especially due to the treatment process that involves high rates of interventions. In this context, engaging patients and their families in promoting safety allows patients to better understand their reality, the disease, the treatment they undergo, and safe care practices during this treatment. This study aimed to evaluate the effectiveness of the Safety4me® Platform on the knowledge, attitudes, and practices of individuals with chronic kidney disease regarding patient safety in hemodialysis clinics. A multimethod study was conducted, consisting of two methodological approaches (construction and validation of educational videos on patient safety and construction and validation of scales on knowledge, attitudes, and practices regarding patient safety) and a quasi-experimental approach (effectiveness of the Safety4me® Digital Platform on the knowledge, attitudes, and practices of individuals with chronic kidney disease undergoing hemodialysis treatment). The study was conducted in two hemodialysis clinics in Ceará, Brazil. The final version of the educational videos on patient safety resulted in the production of seven distinct videos covering the following topics: correct patient identification, communication among healthcare professionals, safe medication administration, surgical care related to fistula creation and catheter insertion, infection prevention, and fall prevention. In the content analysis, the majority of items showed agreement above 0.8, being considered valid. Regarding appearance validation, all items achieved agreement above 0.8. The target audience evaluation revealed that, of the 14 items analyzed, 11 showed agreement above 0.8. For the Knowledge, Attitude, and Practice Scale, all items presented Content Validity Coefficients above 0.8, being considered valid. Factor analysis revealed a structure with two latent factors. The results of the effectiveness analysis of the educational videos indicated statistically significant differences for all investigated variables in both clinics, with pre-intervention results lower than post- intervention results. Thus, the educational videos are a valuable tool for promoting patient safety in hemodialysis clinics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79061
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8133810237856768
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

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