Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79016
Tipo: Dissertação
Título: Letramento em saúde, bem-estar e os comportamentos de prevenção contra a covid-19 de pais e cuidadores de crianças pré-escolares
Autor(es): Sena, Marcela Matias
Orientador: Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave em português: Letramento em Saúde;COVID-19;Comportamentos Relacionados com a Saúde;Promoção da Saúde
Palavras-chave em inglês: Health Literacy;Health Behavior;Health Promotion;COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2024
Citação: SENA, Marcela Matias. Letramento em saúde, bem-estar e os comportamentos de prevenção contra a covid-19 de pais e cuidadores de crianças pré-escolares. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79016. Acesso em: 27 nov. 2024.
Resumo: Objetivo: Analisar o nível de letramento em saúde, bem-estar e os comportamentos de prevenção contra a COVID-19 de pais e cuidadores de crianças pré-escolares. Metodologia: Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo. A pesquisa é um recorte de um estudo multicêntrico randomizado por clusters e utilizou os dados da baseline, primeira coleta de dados. A coleta ocorreu de novembro de 2022 a maio de 2023, nos centros de educação infantil dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A população do estudo foram os pais e cuidadores de crianças de 2 a 5 anos matriculadas nas instituições, com uma amostra final de 732 participantes. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e econômico, questionário sobre as implicações da pandemia da COVID-19, o Índice de Bem-Estar da Organização Mundial da Saúde e a Versão Brasileira do Instrumento de Letramento em Saúde - HLS-EU-Q6. A análise descritiva e estatística dos dados foi realizada através do software Statistical Package for the Social Sciences. Os dados foram organizados em tabelas com frequências absolutas e relativas, médias e desvios padrão. A normalidade dos dados foi verificada pelo teste Kolmogorov-Smirnov. A associação entre as variáveis preditoras e o desfecho foi realizada pelos testes de Qui-quadrado e Teste de Fisher, considerando valor de p< 0,05, odds ratio com intervalo de confiança de 95%. Incluiu-se na regressão logística binária método enter variáveis que apresentaram significância estatística na análise bivariada. Resultados: A maioria dos pais e cuidadores apresentou letramento em saúde inadequado ou problemático (n=629, 90%) e alto bem-estar (n=494, 68%). O letramento em saúde adequado foi associado com: maior escolaridade do chefe da família (p=0,000; IC:1,62-5,08) e do cuidador principal da criança (p=0,048; IC:1,45-4,96); peso adequado da criança ao nascer (p=0,027; IC:0,19-0,92); comportamento de isolamento social (p=0,042; IC:1,01-3,46); modificação da rotina de lazer (p=0,026; IC:1,06 -3,02) e do tempo de tela da criança (p=0,023; IC:1,07-3,07); e a quantidade de pessoas na rede de apoio dos pais durante a pandemia (p=0,040; IC:0,21-0,98). O alto bem-estar foi associado com: maior nível socioeconômico (p=0,000; IC:2,22-4,90); facilidade do cuidador em orientar a criança (p=0,043; IC:1,01-2,57); ausência de complicações maternas durante a gravidez (p=0,012; IC:1,09-2,08) e da criança logo após o nascimento (p=0,029; IC:1,04-2,57); visita domiciliar na primeira semana de vida (p=0,009; IC:1,11-2,10); recebimento de informações dos profissionais de saúde nas consultas (p=0,013; IC:1,09-2,22); preocupação do cuidador com relação a pandemia (p=0,035; IC:1,02-2,18); comportamento de isolamento social (p=0,020; IC:0,46-0,93); modificação da rotina de sono da mãe (p=0,006; IC:1,13-2,14) e da criança (p=0,035; IC:1,02-1,97); ausência da necessidade de atendimento psicológico (p=0,001; IC:1,24-2,50); presença de rede de apoio no período (p=0,009; IC:1,15-2,74); modificação nas condições de vida (p=0,014; IC:0,48-0,92); e a não preocupação em pagar as contas no período (p=0,012; IC:1,09-2,16). Conclusão: O letramento em saúde e o bem-estar são resultantes de diversos determinantes sociais e influenciam em comportamentos de prevenção de doenças e promoção à saúde.
Abstract: Aim: To analyze the level of health literacy, well-being and COVID-19 prevention behaviors of parents and caregivers of preschool children. Methodology: This is an analytical, cross-sectional and quantitative study. The research is a cross-section of a multicenter cluster-randomized study and used baseline data. Data collection took place from November 2022 to May 2023 in early childhood education centers in the states of Paraíba, Ceará and Rio Grande do Norte. The study population was made up of parents and caregivers of children aged 2 to 5 enrolled in the institutions, with a final sample of 732 participants. A sociodemographic and economic questionnaire, a questionnaire on the implications of the COVID-19 pandemic, the World Health Organization's Well-Being Index and the Brazilian Version of the Health Literacy Instrument (HLS-EU-Q6) were applied. The descriptive and statistical analysis of the data was carried out using the Statistical Package for the Social Sciences software. The data was organized in tables with absolute and relative frequencies, means and standard deviations. Data normality was checked using the Kolmogorov-Smirnov test. The association between the predictor variables and the outcome was performed using the Chi-square test and Fisher's test, considering a p value < 0.05, odds ratio with a 95% confidence interval. The binary logistic regression method included variables that presented statistical significance in the bivariate analysis. Results: Most parents and caregivers had inadequate or problematic health literacy (n=629, 90%) and high well- being (n=494, 68%). Adequate literacy was associated with: the higher education of the head of the family (p=0.000; IC:1.62-5.08) and the child's main caregiver criança (p=0.048; IC:1.45-4.96); the adequate child's birth weight (p=0.027; IC:0.19-0.92); social isolation behavior (p=0.042; IC:1.01-3.46); modifying the child’s leisure routine (p=0.026; IC:1.06 -3.02) and screen time (p=0.023; IC:1.07-3.07); and the number of people in the parents' support network during the pandemic (p=0.040; IC:0.21-0.98). High well-being was associated with: high socioeconomic level (p=0.000; IC:2.22- 4.90); the caregiver's ease in guiding the child (p=0.043; IC:1.01-2.57); the absence of maternal complications during pregnancy (p=0.012; IC:1.09-2.08) and the child immediately after birth (p=0.029; IC:1.04-2.57); home visits in the first week of life (p=0.009; IC:1.11-2.10); receiving information from health professionals during consultations (p=0.013; IC:1.09-2.22); the caregiver's concern regarding the pandemic (p=0.035; IC:1.02-2.18); social isolation behavior (p=0.020; IC:0.46-0.93); modifying the mother (p=0.006; IC:1.13-2.14) and child’s (p=0.035; IC:1.02-1.97) sleep routine; the absence of the need for psychological care (p=0.001; IC:1.24-2.50); the presence of a support network during the period (p=0.009; IC:1.15-2.74); changes in living conditions (p=0.014; IC:0.48-0.92); and not worrying about paying the bills (p=0.012; IC:1.09-2.16). Conclusion: Health literacy and well-being are the result of several social determinants and influence disease prevention and health promotion behaviors.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79016
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6507478776991431
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-9622-2462
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3162595976710799
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mmsena.pdf
🔒  Disponível em  2026-11-23
Publicação de artigos em periódicos2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.