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dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorSilva, Rozeli Costa-
dc.date.accessioned2024-11-27T19:08:54Z-
dc.date.available2024-11-27T19:08:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Rozeli Costa. Mãos que falam, fios que educam: história e memória da cultura da renda de bilro em Ilha Grande do Piauí. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79014-
dc.description.abstractThis research will deal with aspects of the history and memory of women artisans from Ilha Grande-PI, regarding the culture of bobbin lace as an intergenerational educational practice, transmitted through oral tradition. Based on the object in question, which consists of knowing how the history and memory of women lacemakers are translated into knowledge and actions based on an educational practice experienced outside the school context, this work proposes a study aimed at the analysis of these women's daily lives highlighting the relevance of their knowledge and practices, which can be known through the memory of these artisans. Thus, the construction of this work will be based on historical research, with an oral life history research methodology or thematic oral history research and will use the open interview technique to collect data that can assist in elucidating the following inquiries: How does the exchange of bobbin lace experiences happen? How does shared knowledge translate into education and culture? What aspects of the history of bobbin lace culture can be known from the memories of the lacemakers? How is bobbin lace know-how consolidated as an identity and cultural expression in Ilha Grande-PI? This work presents in the first chapter an approach to history and cultural memory, then it deals with education and the moving process of educational practice, it also highlights the distinction between formal, informal and non-formal education, and later, in the The third chapter deals with the action of the Ilhagrandense lacemaker in establishing a cultural identity. Some scholars were invited to dialogue during the theoretical foundation, such as Maihy and Holanda (2010), Halbwach (1990) Gomes (2004) and Gohn (2010) among other fundamental authors in the construction of knowledge in the scientific field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMãos que falam, fios que educam: história e memória da cultura da renda de bilro em Ilha Grande do Piauípt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tratará dos aspectos da história e memória das mulheres artesãs de Ilha Grande-PI, no que tange à cultura de renda de bilro como prática educativa intergeracional, transmitida através da tradição oral. A partir do objeto em questão, que consiste em saber de que forma a história e a memória das mulheres rendeiras se traduzem em saberes e fazeres a partir de uma prática educativa vivenciada fora do contexto escolar, o referido trabalho propõe-se um estudo voltado para a análise do cotidiano dessas mulheres destacando a relevância dos seus saberes e fazeres, que podem ser conhecidos pela memória dessas artesãs. Dessa forma, o percurso da construção desse trabalho estará pautado na pesquisa de cunho histórico, com metodologia de pesquisa de história oral de vida ou pesquisa de história oral temática e recorrerá a técnica de entrevista aberta para levantamentos de dados que possam auxiliar na elucidação das seguintes indagações: De que forma acontece a troca de experiências da renda de bilro? Como os conhecimentos compartilhados se traduzem em educação e cultura? Que aspectos da história da cultura da renda de bilro podem ser conhecidos a partir das memórias das rendeiras? De qual maneira o saber-fazer renda de bilro se consolida como identidade e expressão cultural em Ilha Grande-PI? Este trabalho apresenta no primeiro capítulo uma abordagem sobre história e memória cultural, em seguida versa no que diz respeito à educação e processo em movimento de prática educativa, também sinaliza a distinção entre a educação formal, informal e não formal, e mais adiante, no terceiro capítulo trata da ação da rendeira ilhagrandense na constituição de uma identidade cultural. Alguns estudiosos foram evocados para dialogar no decorrer da fundamentação teórica como Maihy e Holanda (2010), Halbwach (1990) Gomes (2004) e Gohn (2010) dentre outros autores fundamentais na construção do conhecimento no âmbito científico.pt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrHistóriapt_BR
dc.subject.ptbrMemóriapt_BR
dc.subject.ptbrRenda de bilropt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enHistorypt_BR
dc.subject.enMemorypt_BR
dc.subject.enBobbin lacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0396958909445467pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6368042791230986pt_BR
local.date.available2024-11-27-
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