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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infância atípica: a inclusão através da arte |
Autor(es): | Lopes, Jovanka Soares Monteiro Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
Palavras-chave em português: | Crescimento e Desenvolvimento;Criança;Estratégias de Saúde;Terapêutica;Arte |
Palavras-chave em inglês: | Growth and Development;Child;Health Strategies;Therapeutics;Art |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Data do documento: | 2024 |
Instituição/Editor/Publicador: | IPREDE - Instituto da Primeira Infância |
Citação: | LOPES, Jovanka Soares Monteiro; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Infância atípica: a inclusão através da arte. IPREDI - Instituto da Primeira Infância: arte e primeira infância, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 10-12, abr. 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011. Acesso em: 27 nov. 2024. |
Resumo: | O artigo “Infância atípica: a inclusão através da arte” destaca a importância da arte desde a gestação, no processo de interação entre pais e filhos, e seu impacto no desenvolvimento neurofisiológico, cognitivo, motor e emocional da criança, com ênfase na primeira infância. Destaca a expressão artística no contexto familiar, educacional e social, sendo uma ferramenta terapêutica e inclusiva, especialmente relevante para crianças neurodivergentes, com deficiências auditivas, visuais e motoras, mencionando recursos e estratégias utilizadas para estimular habilidades nestas crianças. Cita exemplos de superação de artistas e figuras públicas com deficiência, ilustrando como a arte pode ser um veículo poderoso para o desenvolvimento da criatividade, autoexpressão, pensamento crítico e a construção de identidade e pertencimento. Em suma, a atividade artística, com seu caráter universal, deve ser amplamente explorada como meio de inclusão e desenvolvimento integral na infância atípica, promovendo o bem-estar e qualidade de vida, não só para as crianças, mas também para suas famílias. |
Abstract: | The article “Atypical childhood: inclusion through art” highlights the importance of art from gestation onwards, in the process of interaction between parents and children, and its impact on the child's neurophysiological, cognitive, motor and emotional development, with an emphasis on early childhood . It highlights artistic expression in the family, educational and social context, being a therapeutic and inclusive tool, especially relevant for neurodivergent children, with hearing, visual and motor disabilities, mentioning resources and strategies used to stimulate skills in these children. It cites examples of overcoming of artists and public figures with disabilities, illustrating how art can be a powerful vehicle for the development of creativity, self-expression, critical thinking and the construction of identity and belonging. In short, artistic activity, with its universal character, should be widely explored as a means of inclusion and integral development in atypical childhood, promoting well-being and quality of life, not only for children, but also for their families. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011 |
ISSN: | 2595-1114 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-7053-5930 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1808723654695941 http://lattes.cnpq.br/8186545910302684 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MPSMC - Artigos publicados em revistas científicas |
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