Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78934
Tipo: | Dissertação |
Título : | Aforização no hipergênero youtube: vídeos ligados ao Escola sem partido |
Autor : | Marinho, Adriano Souza |
Tutor: | Mendes, Maria das Dores Nogueira |
Palabras clave en portugués brasileño: | Aforização;YouTube;Escola sem partido;Doutrinação ideológica |
Palabras clave en inglés: | Aphorization;Ideological indoctrination |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | Marinho, Adriano Souza. Aforização no hipergênero youtube: vídeos ligados ao Escola sem partido. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A partir das manifestações de 2013, a extrema direita ganhou força no Brasil, culminando no impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e na eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Nesse contexto, o Movimento Escola Sem Partido (MESP) emergiu como uma frente ideológica da nova direita, buscando restringir e monitorar o exercício pedagógico nas escolas. Um dos dispositivos utilizados pelo MESP para executar essa agenda foi o incentivo a gravação de aulas e a denúncia de docentes que, segundo seus defensores, estariam inserindo conteúdo políticopartidário nas aulas. Tendo isso em vista, neste estudo, buscamos analisar o processo de aforização das aulas de professores em vídeos do YouTube relacionados ao MESP, investigando os tipos de aforização que ocorrem e identificando as modificações que ocorrem em relação aos textos-fonte, causadas pelos recursos linguísticos, visuais e sonoros utilizados na cena da aforização, além de discutir as mudanças sofridas pelas falas dos professores quando se tornam aforizadores em tais vídeos. A base teórica do estudo é composta por conceitos da Análise do Discurso, com ênfase na abordagem de Dominique Maingueneau (2006, 2010, 2013, 2014, 2015) sobre aforização. Além disso, incorpora teorias de Paveau (2015) que explora as principais formas e práticas discursivas encontradas em plataformas digitais, Oliveira (2022) que examina a fórmula discursiva "Escola Sem Partido", investigando como os discursos contribuem para moldar percepções sobre o papel da escola, dos professores e dos conteúdos pedagógicos, Burgess & Jean (2009) que exploram como o YouTube transformou a comunicação e o consumo de mídia, analisando seus impactos sociais, culturais e econômicos e Araújo (2002) que investiga as principais características e práticas envolvidas na confecção de dois tipos comuns de legendas no Brasil: a legenda fechada e a legenda aberta. |
Abstract: | From the 2013 protests, the far right gained strength in Brazil, culminating in the impeachment of Dilma Rousseff in 2016 and the election of Jair Bolsonaro in 2018. In this context, the Escola Sem Partido Movement (MESP) emerged as an ideological front of the new right, seeking to restrict and monitor pedagogical practices in schools. One of the mechanisms used by MESP to execute this agenda was the encouragement of recording classes and denouncing teachers who, according to its defenders, were inserting political-partisan content into their lessons. With this in mind, this study aims to analyze the process of aphorization of teachers' classes in YouTube videos related to MESP, investigating the types of aphorization that occur and identifying the modifications that take place in relation to the source texts, caused by the linguistic, visual, and auditory resources used in the scene of aphorization. Additionally, it discusses the changes that teachers' speeches undergo when they become aphorizers in such videos. The theoretical basis of the study is composed of concepts from Discourse Analysis, with emphasis on Dominique Maingueneau's approach (2006, 2010, 2013, 2014, 2015) on aphorization. It also incorporates theories by Paveau, who explores the main forms and discursive practices found on digital platforms; Oliveira (2022), who examines the discursive formula "Escola Sem Partido," investigating how discourses contribute to shaping perceptions about the role of the school, teachers, and pedagogical content; Burgess & Jean (2009), who explore how YouTube has transformed communication and media consumption, analyzing its social, cultural, and economic impacts; and Araújo (2002), who investigates the main characteristics and practices involved in the creation of two common types of subtitles in Brazil: closed captions and open captions. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78934 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0009-0003-6540-1219 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0730780720896476 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-9765-8364 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0588921421860420 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_asmarinho.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.