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Tipo: TCC
Título: Aplicando gamificação em reciclagem de lixo eletrônico
Autor(es): Torres Neto, Francisco de Souza
Orientador: Silva, José Wellington Franco da
Coorientador: Venceslau, Amanda Drielly Pires
Palavras-chave em português: Gamificação;Resíduos sólidos;Lixo eletrônico;LixTec
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Data do documento: 2024
Citação: TORRES NETO, Francisco de Souza. Aplicando gamificação em reciclagem de lixo eletrônico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2024. Disponível em: Acesso em:
Resumo: Devido à evolução tecnológica, aparelhos eletrônicos podem ser aprimorados, tornando tecnologias anteriores obsoletas. Além disso, o manuseio incorreto desses produtos pode danificá-los. Estes são alguns dos fatores que levam ao descarte inadequado desses aparelhos no ecossistema. A falta de políticas públicas que incentivem ou envolvam a população é um aspecto que contribui para esse descarte inadequado, especialmente quando a população não está ciente dos benefícios da reciclagem. O lixo eletrônico pode ser uma fonte importante de materiais para reutilização, especialmente na robótica sustentável, alguns dos quais possuem alto valor devido à composição dos materiais e aos benefícios ambientais da reutilização da matéria-prima. Esse trabalho propõe um aplicativo chamado LixTec que implementa estratégias de gamificação com ranking e reset periódico de valores. Para validação foram utilizados testes baseados nos modelos Net Promoter Score (NPS), que avalia a satisfação com o serviço e a recomendação para outros usuários, e System Usability Scale (SUS), que avalia a usabilidade do sistema. As pesquisas realizadas mostraram resultados positivos. Os usuários demonstraram um alto nível de satisfação com o serviço oferecido pelo LixTec, conforme medido pelo NPS, indicando que estariam dispostos a recomendar o aplicativo para outras pessoas. Além disso, a usabilidade do sistema foi bem avaliada através do SUS, apontando que os usuários encontraram o aplicativo intuitivo e fácil de usar. Esses resultados validam a eficácia do LixTec como uma solução viável para promover a reciclagem de lixo eletrônico através de técnicas de gamificação.
Abstract: Due to technological evolution, electronic devices can be improved, making previous technologies obsolete. In addition, the incorrect handling of these products can damage them. These are some of the factors that lead to the improper disposal of these devices in the ecosystem. The lack of public policies that encourage or involve the population is an aspect that contributes to this improper disposal, especially when the population is not aware of the benefits of recycling. Electronic waste can be an important source of materials for reuse, especially in sustainable robotics, some of which have high value due to the composition of the materials and the environmental benefits of reusing raw materials. This work proposes an application called LixTec that implements gamification strategies with ranking and periodic reset of values. For validation, tests based on the Net Promoter Score (NPS) models, which assess satisfaction with the service and recommendation to other users, and the System Usability Scale (SUS), which evaluates the system’s usability, were used. The research carried out showed positive results. Users demonstrated a high level of satisfaction with the service offered by LixTec, as measured by the NPS, indicating that they would be willing to recommend the application to other people. In addition, the usability of the system was well evaluated through the SUS, indicating that users found the application intuitive and easy to use. These results validate the effectiveness of LixTec as a viable solution to promote the recycling of electronic waste through gamification techniques.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78903
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

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