Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Adriana Castro-
dc.contributor.authorOliveira, Saullo Pereira de-
dc.date.accessioned2024-11-14T18:55:43Z-
dc.date.available2024-11-14T18:55:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Saullo Pereira de. As metas do Plano Nacional de Educação para o ensino superior: desafios para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará. 2022. 22 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78898-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the Institutional Development Plan prepared within the scope of the Federal University of Ceará from 2018 to 2022, from the perspective of its potential and limitations in the context of the goals of the National Education Plan ( 2014 to 2024) for Higher Education. Being a quali-quantitative and interpretive investigation, the aforementioned was structured in two moments: a) bibliographic analysis of the concepts and themes related to the National Education Plan; b) survey and document analysis of the Institutional Development Plan (2018-2022), the statistical yearbooks (2014-2022) and the management indicators prepared by the UFC. As a result of the research, it appears that goals 13 and 14, aimed at graduate studies, are partially met, while goal 12, although registering growth, is far from being achieved, especially in terms of net and gross enrollment rates, as well as with regard to the expansion of enrollments in the public sector. It is also important tohighlight that Constitutional Amendment nº. 95/2016 approved in the context of the economic-political crisis, directly and negatively impacts the goals established in the National Education Plan (2014-2024) as well as the existence of and the effectiveness of National Plans of Education in the coming decades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs metas do Plano Nacional de Educação para o ensino superior: desafios para o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional elaborado no âmbito da Universidade Federal do Ceará do período de 2018 a 2022, sob a ótica de suas potencialidades e limitações no contexto das metas do Plano Nacional de Educação (2014 a 2024) para o Ensino Superior. Sendo uma investigação de cunho quali-quantitativo e interpretativista, a referida foi estruturada em dois momentos: a) análise bibliográfica dos conceitos e temas relacionados ao Plano Nacional de Educação; b) levantamento e análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), de anuário estatístico (2022) e dos indicadores de gestão elaborados pela UFC. Como resultado da pesquisa, constata-se que as metas 13 e 14, voltadas à pós-graduação, estão parcialmente cumpridas, enquanto a meta 12, embora registre crescimento, está longe de ser alcançada, sobretudo em termos das taxas líquida e bruta de matrículas, assim como no tocante à expansão das matrículas no segmento público. Pode-se inferir que a Emenda Constitucional nº 95/2016 aprovada no contexto de crise político-econômica, impacta de forma direta e negativa as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) bem como a existência e a eficácia de Planos Nacionais de Educação das próximas décadas.pt_BR
dc.title.enThe goals of The National Education Plan for higher education: challenges for The Institutional Development Plan of The Federal University of Cearápt_BR
dc.subject.ptbrPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPlano de Desenvolvimento Institucionalpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.enNational Education Planpt_BR
dc.subject.enInstitutional Development Planpt_BR
dc.subject.enUniversity educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7145538287985259pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9105732661300720pt_BR
local.date.available2024-11-14-
Aparece nas coleções:EGUNI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_spoliveira.pdf607,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.