Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78897
Tipo: TCC
Título : Melhoria de serviços públicos nas Instituições de Ensino Superior: proposta de remodelagem de processo na coordenação de curso de um instituto federa
Título en inglés: Improvement of public services in Higher Education Institutions: proposal for process remodeling in the course coordination of a federal institute
Autor : Carneiro, José Gerardo
Tutor: Pires, Tatieures Gomes
Palabras clave en portugués brasileño: Gestão por Processos de Negócios;Gestão Universitária;Qualidade em serviços educacionais
Palabras clave en inglés: Management by Business Processes;University Management;Quality in educational services
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Fecha de publicación : 2022
Citación : CARNEIRO, José Gerardo. Melhoria de serviços públicos nas Instituições de Ensino Superior: proposta de remodelagem de processo na coordenação de curso de um instituto federal. 2022. 17 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: As Instituições de Ensino Superior são importantes para o desenvolvimento econômico e social de uma região e a cobrança da sociedade por serviços educacionais de qualidade é uma constante. Visando atender esses anseios, a gestão de processos de negócios se apresenta como uma ferramenta na otimização da qualidade dos serviços prestados. A melhoria dos processos é parte essencial da gestão e tem como objetivo torná-los mais rápidos, eficazes, eficientes e flexíveis, reduzindo custos e tempo por ciclo. Neste estudo, foi desenvolvido uma pesquisa ação com o objetivo de propor um redesenho dos processos de uma Coordenação de curso de graduação. O processo “Entrega de Trabalhos de Conclusão de Curso” foi escolhido por ser um processo curto e de baixa complexidade, mas que apresentava entraves no fluxo de trabalho, levando a atrasos e perda de eficiência. Para o desenvolvimento deste estudo, foram analisados documentos e procedimentos e realizado entrevistas com usuários e atores do processo. Em um segundo momento, refletimos sobre os dados encontrados, buscando identificar e solucionar gaps do processo. As ações sugeridas de melhorias no processo, buscaram otimizar tempo e recursos, agilizando as publicações dos Trabalhos de Conclusão de Curso no repositório institucional, reduzindo o tempo de espera para a emissão do diploma de graduação e aumentando a satisfação dos egressos.
Abstract: Higher Education Institutions are important for the economic and social development of a region and society's demand for quality educational services is a constant. In order to meet these desires, business process management presents itself as a tool in optimizing the quality of services provided. Process improvement is an essential part of management and aims to make them faster, more effective, efficient and flexible, reducing costs and time per cycle. In this study, an action research was developed with the objective of proposing a redesign of the processes of an undergraduate course coordination. The “Delivery of Course Completion Assignments” process was chosen because it is a short and low-complexity process, but it presented obstacles in the workflow, leading to delays and loss of efficiency. For the development of this study, documents and procedures were analyzed and interviews were carried out with users and actors in the process. In a second moment, we reflect on the data found, seeking to identify and resolve gaps in the process. The suggested actions to improve the process sought to optimize time and resources, speeding up the publication of Course Conclusion Papers in the institutional repository, reducing the waiting time for the issuance of the undergraduate degree and increasing the satisfaction of graduates.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78897
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-9956-0806
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5964767469589227
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6772026617719144
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EGUNI - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_jgcarneiro.pdf965,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.