Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78897
Tipo: TCC
Título: Melhoria de serviços públicos nas Instituições de Ensino Superior: proposta de remodelagem de processo na coordenação de curso de um instituto federa
Título em inglês: Improvement of public services in Higher Education Institutions: proposal for process remodeling in the course coordination of a federal institute
Autor(es): Carneiro, José Gerardo
Orientador: Pires, Tatieures Gomes
Palavras-chave em português: Gestão por Processos de Negócios;Gestão Universitária;Qualidade em serviços educacionais
Palavras-chave em inglês: Management by Business Processes;University Management;Quality in educational services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Data do documento: 2022
Citação: CARNEIRO, José Gerardo. Melhoria de serviços públicos nas Instituições de Ensino Superior: proposta de remodelagem de processo na coordenação de curso de um instituto federal. 2022. 17 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: As Instituições de Ensino Superior são importantes para o desenvolvimento econômico e social de uma região e a cobrança da sociedade por serviços educacionais de qualidade é uma constante. Visando atender esses anseios, a gestão de processos de negócios se apresenta como uma ferramenta na otimização da qualidade dos serviços prestados. A melhoria dos processos é parte essencial da gestão e tem como objetivo torná-los mais rápidos, eficazes, eficientes e flexíveis, reduzindo custos e tempo por ciclo. Neste estudo, foi desenvolvido uma pesquisa ação com o objetivo de propor um redesenho dos processos de uma Coordenação de curso de graduação. O processo “Entrega de Trabalhos de Conclusão de Curso” foi escolhido por ser um processo curto e de baixa complexidade, mas que apresentava entraves no fluxo de trabalho, levando a atrasos e perda de eficiência. Para o desenvolvimento deste estudo, foram analisados documentos e procedimentos e realizado entrevistas com usuários e atores do processo. Em um segundo momento, refletimos sobre os dados encontrados, buscando identificar e solucionar gaps do processo. As ações sugeridas de melhorias no processo, buscaram otimizar tempo e recursos, agilizando as publicações dos Trabalhos de Conclusão de Curso no repositório institucional, reduzindo o tempo de espera para a emissão do diploma de graduação e aumentando a satisfação dos egressos.
Abstract: Higher Education Institutions are important for the economic and social development of a region and society's demand for quality educational services is a constant. In order to meet these desires, business process management presents itself as a tool in optimizing the quality of services provided. Process improvement is an essential part of management and aims to make them faster, more effective, efficient and flexible, reducing costs and time per cycle. In this study, an action research was developed with the objective of proposing a redesign of the processes of an undergraduate course coordination. The “Delivery of Course Completion Assignments” process was chosen because it is a short and low-complexity process, but it presented obstacles in the workflow, leading to delays and loss of efficiency. For the development of this study, documents and procedures were analyzed and interviews were carried out with users and actors in the process. In a second moment, we reflect on the data found, seeking to identify and resolve gaps in the process. The suggested actions to improve the process sought to optimize time and resources, speeding up the publication of Course Conclusion Papers in the institutional repository, reducing the waiting time for the issuance of the undergraduate degree and increasing the satisfaction of graduates.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78897
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0001-9956-0806
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5964767469589227
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6772026617719144
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EGUNI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jgcarneiro.pdf965,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.