Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78890
Tipo: | TCC |
Título : | A democracia nas Instituições de Ensino Superiores (IES): uma análise das universidades e institutos federais |
Título en inglés: | The democracy in the Higher Education Institutions (HEI): a analisys of universities and federal institutes |
Autor : | Cunha, Suelen Pereira da |
Tutor: | Silva, Joelma Soares da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Instituições de Ensino Superior;Democracia;Causas |
Palabras clave en inglés: | Higher Education Institutions;Democracy;Causes |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CUNHA, Suelen Pereira da. A democracia nas Instituições de Ensino Superiores (IES): uma análise das universidades e institutos federais. 2022. 20 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A democracia é uma forma de organização social que tem como princípio a liberdade, a igualdade entre seus membros e a diversidade entre eles. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar em quais aspectos as Instituições de Ensino Superior brasileiras podem ser ditas democráticas, considerando tanto as Universidades quanto os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Para tanto, parte-se do estabelecimento do que é democracia, tendo como referência o que é exposto por Platão, na República; analisa-se as causas de um corpo social a partir da perspectiva de Marsílio de Pádua (1270 - 1342), no Defensor da Paz; e como se dá a unidade causal, segundo Proclo. Estabelecidas as bases conceituais, é investigado como os pilares democráticos estão presentes nas IES e, por fim; é visto em que aspecto as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser ditas democráticas, relacionando o arcabouço conceitual com a análise dos pilares democráticos presentes nas IES. Deste modo, conclui-se que as IES são potencialmente democráticas, porém, elementos como as amarras administrativas e a insuficiência financeira se mostram como travas para a plena democracia. Logo, faz-se necessário elementos que garantam a plena efetivação da democracia nestas instituições. |
Abstract: | Democracy is a form of social organization whose principles are freedom, equality among theirs members and diversity among them. In this sense, this paper aims to analyze in which aspects Brazilian Higher Education Institutions can be said to be democratic, this paper take into account the Universities and the Federal Institutes of Education, Science and Technology. For this, it starts with the establishment of what is democracy, having as reference the Plato’s exposetion in the Republic; after, it is analyzed the causes of a social body, in that light of Marsílio of Pádua, in The Defender of Peace; then, how happen the causal unity, according to Proclus. Established the conceptual bases, it is analyzed how the democratic pillars are present in the HEI and; finally, in what aspects the HEI can be called democratic, relating the conceptual framework with the analysis of the democratic pillars present in the HEI. In this way, it is concluded that the HEI are potentially democratic, being necessary, however, elements that guarantee the full effectiveness of their democracy. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78890 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-7062-7971 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8363336816819638 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4977147588093114 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EGUNI - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_spcunha.pdf | 243,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.