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Type: TCC
Title: A aplicação da linguagem simples nos editais de seleção dos cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará: uma questão de interesse público
Authors: Lima, Beatriz da Cunha
Advisor: Araújo, Adriana Castro
Keywords in Brazilian Portuguese : Linguagem simples;Documentos governamentais;Edital;IFCE
Keywords in English : Simple language;Notice;Government documents
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Issue Date: 2022
Citation: LIMA, Beatriz da Cunha. A aplicação da linguagem simples nos editais de seleção dos cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará: uma questão de interesse público. 2022. 25 f. TCC (Especialização em Gestão Universitária) - Curso de Especialização em Gestão Universitária, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Comunicar de maneira, simples, fácil, objetiva e inclusiva é o principal objetivo da Linguagem Simples, quando aplicada a documentos governamentais esta técnica de comunicação ou Movimento Social propicia uma maior aproximação do público-alvo com o governo. No Brasil, os documentos públicos utilizam uma linguagem complexa e de difícil compreensão provenientes de textos jurídicos que utilizam linguagem burocrática. Este trabalho tem como objetivo: reunir informações sobre o movimento social e a técnica de comunicação Linguagem Simples no contexto do setor público; examinar o Edital que rege o processo seletivo 2023.1 do Instituto Federal do Ceará e identificar características do “burocratês” que dificultam a leitura e prejudicam a sua compreensão; conhecer aspectos relacionados à experiência de ler os editais disponibilizados no formato digital. Primeiramente houve o mapeamento das palavras de difícil compreensão, posteriormente houve a aplicação de um questionário com o público-alvo para entender a experiência destes com o documento analisado. As análises evidenciaram que o Edital possui textos longos e de difícil compreensão, que dificultam o entendimento das pessoas envolvidas, a escrita é marcada por palavras jurídicas, especializadas e burocráticas. Tendo em vista os resultados apontados, a autora propõe que o IFCE nomeie uma equipe multidisciplinar para desenvolver esta técnica de pesquisa e garantir o direito à informação aqueles que a buscam, independente do grau de instrução.
Abstract: Communicating in a simple, easy, objective and inclusive way is the main objective of Simple Language, when applied to government documents this communication technique or Social Movement provides a greater approximation of the target audience with the government. In Brazil, public documents use complex and difficult-to-understand language from legal texts that use bureaucratic language. This work aims to: gather information about the social movement and the Simple Language communication technique in the context of the public sector; examine the Public Notice that governs the selection process 2023.1 of the Federal Institute of Ceará and identify characteristics of the “bureaucrats” that make reading difficult and impair its understanding; to know aspects related to the experience of reading the public notices made available in digital format. First, there was the mapping of words that were difficult to understand, then a questionnaire was applied to the target audience to understand their experience with the analyzed document. The analyzes showed that the Public Notice has long texts that are difficult to understand, which make it difficult for the people involved to understand, the writing is marked by legal, specialized and bureaucratic words. In view of the above results, the author proposes that the IFCE appoint a multidisciplinary team to develop this research technique and guarantee the right to information for those who seek it, regardless of their level of education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78875
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5804-8504
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6384995389916206
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9105732661300720
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EGUNI - Monografias

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