Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78779
Tipo: TCC
Título : Gestão estratégica de uma rede de varejo de acessórios para celulares
Autor : Bezerra, Mateus Carvalho
Tutor: Aragão Junior, Dmontier Pinheiro
Palabras clave en portugués brasileño: planejamento estratégico;gestão empresarial; balancedscorecard; varejo; objetivo; plano de açã;balancedscorecard;varejo;objetivo;plano de ação
Palabras clave en inglés: strategic planning;business management;balanced scorecard;retail;goal;action plan
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : BEZERRA, Mateus Carvalho. Gestão estratégia de uma rede de varejo de acessórios para celulares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Definir estratégias empresariais visando alcançar o objetivo organizacional tem sido um desafio para as empresas do varejo de celulares. Para isso, visando resistir a um constante aumento da concorrência, boas práticas de gestão têm sido amplamente utilizadas neste processo. Dessa forma, ferramentas de estrutura de gestão organizacional podem ser adotadas para a obtenção de uma maior eficácia das estratégias, promovendo um desenvolvimento cada vez mais rentável. Este trabalho apresenta um estudo de caso, com práticas de gestão implementadas em uma rede de Varejo de Acessórios para Celular localizada no Ceará. Foram identificadas diferentes práticas de gestão empresarial, visando o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Dentre as ferramentas aplicadas destacam-se: Estruturação organizacional, Construção da Cultura Organizacional, Análise de Cenários e Definição do Mapa Estratégico do negócio por meio do Balanced Scorecard. Concluiu- se, assim, que os objetivos gerais e específicos do trabalho foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico e elaboração dos planos de ações necessários para a implantação.
Abstract: Defining business strategies to achieve organizational objectives has been a challengefor cell phone retail companies. To this end, in order to resist a constant increase in competition, good management practices have been widely used in this process. In this way, organizational management structure tools can be adopted to obtain greater effectiveness of strategies, promoting increasingly profitable development. This work presents a case study, with management practices implemented in a Cell Phone Accessories Retail chain located in Ceará. Different business management practices were identified, aiming to achieve the company's strategic objectives. Among the toolsapplied, the following stand out: Organizational structuring, Construction of Organizational Culture, Scenario Analysis and Definition of the Strategic Business Map through the Balanced Scorecard. It was concluded, therefore, that the general and specific objectives of the work were achieved through the formulation of the Strategic Planning and the elaboration of the action plans necessary for implementation.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78779
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_mcbezerra.pdf939,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.