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Tipo: TCC
Título : Dos contos de fadas ao audiovisual infantil: relações entre a infância e a fase adulta
Autor : Silva, Lariene da
Tutor: Feitosa, Luiz Tadeu
Palabras clave en portugués brasileño: Visão da infância;Contos de fadas;Desenhos animados;Público adulto
Palabras clave en inglés: Childhood vision;Fairy tales;Cartoons;Adult audience
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Lariene da. Dos contos de fadas ao audiovisual infantil: relações entre a infância e a fase adulta. 2024. 59 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O conceito de infância só passou a surgir no período do renascimento, onde as crianças passaram a ser enxergadas como seres inocentes e puros, entretanto, séculos antes não era assim. As crianças eram vistas como “mini adultos”. As crianças faziam parte das mesmas rotinas de trabalho que os adultos e participavam das mesmas tradições, como nas contações de histórias da época, onde crianças e adultos se reuniam e ouviam histórias como entretenimento. As tradições orais sofreram alterações com o surgimento do conceito de infância, surgindo os contos de fadas através dos escritos do autor Charles Perrault, após os contos de fadas surgirem, foram criados os livros ilustrados e posteriormente surgiram as animações, onde Walt Disney adaptou os contos de fadas em suas animações. Os contos de fadas e desenhos animados fizeram parte da infância de muitas gerações, elas carregam emoção e sentimentos, sobretudo a nostalgia. Desse modo, esta pesquisa visa apresentar e compreender a relação das histórias infantis, sobretudo o audiovisual infantis, através das animações, e o impacto dessas narrativas com o público adulto. Os objetivos específicos desta monografia são: a investigação histórica da visão acerca da infância, e seus aspectos socioculturais; o surgimento das narrativas de contos de fadas, que são popularmente conhecidos como “histórias para criança” e o relacionamento do público adulto e o papel da memória e da nostalgia com o audiovisual infantil. Esta pesquisa possui o caráter de pesquisa exploratória como método científico, além de possuir uma abordagem qualitativa, onde foram feitos o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, com o questionário com participantes como instrumento de pesquisa. Expõe como resultado da análise da pesquisa, que as narrativas infantis, sejam por meio dos livros ou audiovisual, possui um alto impacto na vida do público adulto, pois funcionam como uma ferramenta terapêutica, além de ser uma forma de conectar a pessoa adulta com o passado, visto que é saudável a preservação do ser infantil em todo pessoa adulta. Além disso, com os resultados obtidos, foi inferido que a narrativa infantil no audiovisual supera o impacto das narrativas escritas. Conclui-se que esta monografia é relevante na união das áreas de Biblioteconomia e Cinema e audiovisual, pois ambas as áreas guardiãs do registro escrito e audiovisual humano possuem o impacto nas narrativas infantis.
Abstract: The concept of childhood only began to emerge during the Renaissance period, where children began to be seen as innocent and pure beings, however, centuries before this was not the case. Children were seen as “mini adults”. Children were part of the same work routines as adults and participated in the same traditions, such as the storytelling of the time, where children and adults would gather and listen to stories as entertainment. Oral traditions underwent changes with the emergence of the concept of childhood, with fairy tales emerging through the writings of author Charles Perrault, after fairy tales emerged, illustrated books were created and later animations emerged, where Walt Disney adapted the tales of fairies in your animations. Fairy tales and cartoons were part of the childhood of many generations, they carry emotion and feelings, especially nostalgia. Therefore, this research aims to present and understand the relationship between children's stories, especially children's audiovisuals, through animations, and the impact of these narratives on adult audiences. The specific objectives of this monograph are: the historical investigation of the vision regarding childhood and its sociocultural aspects; the emergence of fairy tale narratives, which are popularly known as “children's stories” and the relationship of the adult public and the role of memory and nostalgia with children's audiovisuals. This research has the character of exploratory research as a scientific method, in addition to having a qualitative approach, where a bibliographic survey and field research were carried out, with the questionnaire with participants as a research instrument. It exposes as a result of the research analysis, that children's narratives, whether through books or audiovisual, have a high impact on the lives of the adult public, as they function as a therapeutic tool, in addition to being a way of connecting adults with the past, since the preservation of the childish being in every adult person is healthy. Furthermore, with the results obtained, it was inferred that children's audiovisual narratives surpass the impact of written narratives. It is concluded that this monograph is relevant in the union of the areas of Librarianship and Cinema and audiovisual, as both guardian areas of the human written and audiovisual record have an impact on children's narratives.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78776
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7971967057626936
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-6159-7985
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2053936680844527
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

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