Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78761
Tipo: Dissertação
Título : Competência em informação na utilização do Google Classroom como ferramenta de ensino nas bibliotecas universitárias
Autor : Cavalcante, Luciano Pereira dos Santos
Tutor: Guerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Co-asesor: Silva, Andréa Soares Rocha da
Palabras clave en portugués brasileño: Competência em informação;Bibliotecário;Google Classroom
Palabras clave en inglés: Information literacy;Librarian;Google Classroom
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos. Competência em informação na utilização do Google Classroom como ferramenta de ensino nas bibliotecas universitárias. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: A atuação do bibliotecário com o manuseio das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na atualidade tem propiciado ao profissional o desenvolvimento de novas competências informacionais. Nessa perspectiva, o contexto universitário representa o meio no qual se presencia uma massificação da produção de ciência, tecnologia e informação. Assim, o bibliotecário vem a ser um dos agentes importantes no processo de organização e mediação do conhecimento, onde uma das formas presenciadas podem ser aplicadas por meio dos treinamentos à distância que se utilizam das plataformas digitais cujas quais também é o Google Classroom. Dessa maneira, a presente pesquisa, tem como objetivo realizar uma análise das competências em informação necessárias aos bibliotecários para a utilização do Google Classroom como ferramenta de ensino nos cursos oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade Federal do Ceará no Campus do Pici, a partir da seguinte questão norteadora: quais são as competências essenciais na atuação do bibliotecário na utilização do classroom nas BUs?. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório. Dessa maneira, foi aplicada uma entrevista com quatorze perguntas com os bibliotecários da BCCP. Como técnica de análise de dados utilizou a análise de conteúdo elegendo-se a priori as categorias Competência em informação e o uso das tecnologias no processo de ensino, Bibliotecário e a interação com as TIC; às práticas pedagógicas da AVA pelo bibliotecário; Atuação do bibliotecário no Google Classroom. Como resultado, ficou evidente que a competência do bibliotecário no uso do Google Classroom se desdobra especialmente nas competências técnica e política e como plano de fundo emergem as outras cujas estas se tornam essenciais. Assim, conclui-se que a competência em informação desempenha um papel crucial no contexto das bibliotecas universitárias, especialmente para o bibliotecário ao utilizar o Google Classroom como ferramenta de ensino.
Abstract: The librarian's role in handling information and communication technologies (ICT) nowadays has enabled the professional to develop new information skills. From this perspective, the university context represents the environment in which we witness a mass production of science, technology and information. Thus, the librarian becomes one of the important agents in the process of organizing and mediating knowledge, where one of the forms witnessed can be applied through distance training that uses digital platforms, which also includes Google Classroom. Thus, the present research aims to carry out an analysis of the information skills necessary for librarians to use Google Classroom as a teaching tool in courses offered by the Central Library of the Federal University of Ceará on the Pici Campus, based on the following guiding question: what are the essential skills in the librarian's role in using the classroom in BUs? Regarding methodological procedures, this is a field research with a qualitative approach with a descriptive and exploratory objective. In this way, an interview with fourteen questions was applied to BCCP librarians. As a data analysis technique, content analysis was used, choosing a priori the categories Information literacy and the use of technologies in the teaching process, Librarian and interaction with ICT; The librarian’s AVA pedagogical practices; Librarian's role in Google Classroom. As a result, it became evident that the librarian's competence in using Google Classroom unfolds especially in technical and political skills and in the background other skills emerge, which become essential. Thus, it is concluded that information literacy plays a crucial role in the context of university libraries, especially for the librarian when using Google Classroom as a teaching tool.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78761
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-1464-7177
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6501744838641788
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-2510-911X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6346079652322359
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0001-5584-7071
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/1759902798115392
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_lpscavalcante.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.