Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPitombeira, Suzete Suzana Rocha-
dc.contributor.authorSales, Ticiana Mota-
dc.date.accessioned2024-11-04T15:17:25Z-
dc.date.available2024-11-04T15:17:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSALES, Ticiana Mota. Formação e desenvolvimento de competências organizacionais: estudo de caso na Escola Superior do Parlamento Cearense – UNIPACE. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78734-
dc.description.abstractThis study deals with the analysis of training and development of organizational skills in the Legislative School of the State Assembly of Ceará, called Superior School of the Cearense Parliament - UNIPACE. It seeks to answer the following research question: how does the training and development of organizational skills in the Legislative School - EL of the Assembly of the State of Ceará? Its general objective is to analyze the training and development of organizational skills of this institution. It also includes the following specific objectives: identify the roles and trajectory, decisions and actions that influenced the development of organizational skills of the Cearense Parliament High School - UNIPACE; map their organizational skills, as well as the process of training and development of these skills. For this, the literature review addresses the concept of organizational skills and the formation and development of these skills, as well as the emergence and development of the Legislative Schools - EL. The method adopted in this study has a qualitative, descriptive and exploratory approach of a single case study. This research made it possible to understand the order and sequence of events throughout the institution’s life cycle, pointing out a gradual evolution. When analyzing the history of organizational skills of UNIPACE this evolution is noticed, since in the first period analyzed it is only mentioned the competence related to train and qualify the servants, and in the second period also the skills related to developing teamwork, giving answers and being decisive and qualify the servants of Municipal Chambers of the Interior of the State and society are mentioned. Thus, it is noticeable the consonance of the competencies identified with the five institutional objectives established and available on its electronic page, being they: i) to train for leadership and innovation in public management; ii) promote programs for the permanent qualification of servants; iii) promote activities aimed at the development of society; iv) contribute to the improvement of the parliamentary institution in Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação e desenvolvimento de competências organizacionais: estudo de caso na Escola Superior do Parlamento Cearense – UNIPACEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata da análise da formação e desenvolvimento de competências organizacionais na Escola Legislativa da Assembleia do Estado do Ceará, denominada Escola Superior do Parlamento Cearense - UNIPACE. Busca responder a seguinte questão de pesquisa: como ocorre a formação e o desenvolvimento de competências organizacionais na Escola Legislativa – EL da Assembleia do Estado do Ceará? Tem como objetivo geral, analisar a formação e o desenvolvimento de competências organizacionais dessa Instituição. E contempla ainda os seguintes objetivos específicos: identificar os papéis e a trajetória, decisões e ações que influenciaram na formação e no desenvolvimento das competências organizacionais da Escola Superior do Parlamento Cearense - UNIPACE; mapear o processo de formação e desenvolvimento dessas competências. Para tanto, a revisão de literatura aborda o conceito de competências organizacionais e da formação e desenvolvimento dessas competências, além do surgimento e desenvolvimento das Escolas Legislativas – EL. O método adotado neste estudo possui abordagem qualitativa, descritiva, exploratória de um estudo de caso único. Esta pesquisa possibilitou entender a ordem e a sequência dos eventos ao longo do ciclo de vida da instituição, apontando uma evolução gradativa. Tendo início em 2007 com a criação da UNIPACE motivada pela necessidade dos profissionais da ALECE de concluir o ensino médio, à época. Passando por um segundo momento em que se credenciou junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará, o que a possibilitou ofertar cursos próprios de pós-graduação e chegando na fase atual, onde prioriza a qualificação dos seus servidores, mas também aproxima e oferta seus serviços para as Câmaras Municipais do interior do Ceará, além de capacitar a sociedade para uma participação qualificada e efetiva na elaboração de políticas públicas, possibilitando o fortalecimento da democracia.pt_BR
dc.subject.ptbrEscola legislativapt_BR
dc.subject.ptbrCompetências organizacionaispt_BR
dc.subject.ptbrFormação e desenvolvimentopt_BR
dc.subject.ptbrUNIPACEpt_BR
dc.subject.enLegislative schoolpt_BR
dc.subject.enOrganizational skillspt_BR
dc.subject.enTraining and developmentpt_BR
dc.subject.enUNIPACEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7283676004575341pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6808366367406548pt_BR
local.date.available2024-11-04-
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_tmsales.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.