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Tipo: Dissertação
Título: Letramentos digitais: uma investigação acerca da avaliação na rede estadual de ensino do Ceará
Autor(es): Guedes, Lilian Kelly Alves
Orientador: Stefani, Aurea Suely Zavam De
Palavras-chave em português: Letramentos digitais;BNCC;Avaliação;Língua Portuguesa
Palavras-chave em inglês: Digital literacy;Evaluation;Portuguese Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2024
Citação: GUEDES, Lilian Kelly Alves. Letramentos digitais: uma investigação acerca da avaliação na rede estadual de ensino do Ceará. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga as práticas de letramentos digitais a partir do que é previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos estudos sobre letramentos mediante a aplicação de uma avaliação que acontece em duas modalidades, de maneira impressa e digital. Para tanto, esta pesquisa se pautou em três etapas: a primeira perscrutar se, ou ainda de que maneira, as habilidades presentes na BNCC do ensino médio são contempladas na matriz que orienta a elaboração do teste aplicado de maneira on-line nas escolas estaduais cearenses, com base nos estudos de Street (2013, 1984), Kleiman (1995), Cosson (2015) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Em um segundo momento, Dias e Novais (2009) são convocados para discussão através da compreensão de quais habilidades foram requeridas dos estudantes para acesso e permanência em meio digital ao realizar o teste on-line. Por fim, baseado em Bakhtin (2003, 2006 e 2001) e de Bakhtin e Voloshinov (1926) foram analisados os testes de Língua Portuguesa quanto ao seu conteúdo com o intuito de compreender quais as possíveis relações entre letramentos digitais com os testes ofertados. Os resultados mostram que a BNCC apresenta relações mais próximas com letramentos digitais, enquanto a Matriz de Saberes pouco dispõe de habilidades claramente relacionadas a eles. Já o ambiente on-line requer apenas conhecimentos básicos para ser usado pelos estudantes. Com relação ao teste de Língua Portuguesa, percebe-se que ele ainda prioriza procedimentos de leitura mais tradicionais, apesar de o teste acontecer também em ambiente digital. No entanto, há possibilidade de explorar a leitura através de textos que circulam em ambientes digitais.
Abstract: This work investigates the digital literacy practices based on what is planned by the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and by the studies on literacy through the application of an evaluation that takes place in printed and digital formats. To do so, this research was based on three steps: the first one was to find out if and in what way, the skills in the BNCC for secondary education are covered in the matrix that guides the preparation of the test applied online in state schools in Ceará. This step was based on the studies by Street (2013, 1984), Kleiman (1995), Cosson (2015) and Dudeney, Hockly and Pegrum (2016). On the second step, Dias and Novais (2009) are brought into discussion in order to help to understand what skills were required from the students to be able to use and remain in the digital environment when taking the online test. Based on the work by Bakhtin (2003, 2006 and 2001) and Bakhtin and Voloshinov (1926), the content of the Portuguese language tests were analyzed in order to understand which is the relationship between digital literacy and the performed tests. The results show that the BNCC presents closer relations to the digital literacies, while the Matrix of Knowledge has few skills clearly related to them. The online environment only requires basic knowledge in order to be used by the students. Regarding the Portuguese Language test, it is clear that it still prioritizes more traditional reading procedures, despite the fact that this test also takes place in a digital environment. However, it is possible to explore reading through texts that are disseminated in digital environments.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78708
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0002-2288-5519
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4984902709881908
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1645-3330
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9339069550299151
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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