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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78676
Tipo: | Tese |
Título: | “Na cidade, na serra, no sertão”: narrativas (auto)biográficas sobre experiências de docentes da educação infantil com as culturas infantis |
Autor(es): | Araújo, Janice Débora de Alencar Batista |
Orientador: | Frota, Ana Maria Monte Coelho |
Coorientador: | Goldberg, Luciane Germano |
Palavras-chave em português: | Professores de educação infantil;Culturas infantis;Experiências docentes;Narrativas autobiográficas |
Palavras-chave em inglês: | Early childhood education teachers;Children's cultures;Teaching experiences;Autobiographical narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ARAÚJO, Janice Débora de Alencar Batista. “Na cidade, na serra, no sertão”: narrativas (auto)biográficas sobre experiências de docentes da educação infantil com as culturas infantis. 2024. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta tese tem como principal objetivo compreender como as experiências com as culturas infantis de docentes da Educação Infantil se expressam em suas narrativas (auto)biográficas. Como objetivos específicos, identificar como e quais os fatos vividos e formativos desses profissionais contribuem para a sua compreensão acerca das culturas infantis e os sentidos atribuídos a elas em sua trajetória docente. Teoricamente, propõe uma tessitura entre a Pedagogia e os diferentes olhares para as infâncias na perspectiva da Antropologia da Criança (Cohn, 2005), da Filosofia da Educação (Kohan, 2007, 2009), da Sociologia da Infância (SI) (Sirotá, 2001; Montandon, 2001; Sarmento, 2003, 2004, 2005, 2009; Qvortrup, 2011; Corsaro, 2011) e da SI no Brasil (Abramowicz, 2011, 2018, 2022) sobre as culturas infantis e as crianças como produtoras de culturas. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, no campo da pesquisa (auto)biográfica em educação, baseada em Delory-Momberger (2011, 2012, 2016), Ferrarotti (2010), Josso (2010), Passeggi (2010, 2011, 2016), Pineau (2006), entre outros. Para a produção dos dados, utiliza o Diário de Itinerância (Barbier, 2002), a Entrevista Narrativa de Schütz (2008), sistematizada por Jovchelovitch e Bauer (2008), e dispositivos para a sensibilização e avivamento das memórias, como o “baú de recordações” e as “narrativas em roda”, fios que ajudaram a tecer as narrativas de três professoras e um professor da Educação Infantil. Em dez encontros presenciais, oito individuais e dois coletivos, esses professores partilharam elementos de suas histórias de vida por meio de objetos-recordações, da produção de desenhos e de vivências dialógicas em roda. Para a análise das narrativas, foram estabelecidas chaves de leitura para a compreensão das experiências na e com as cultura(s) infantis, derivando em quatro grandes temáticas: narrativas brincantes, narrativas sobre culturas infantis compartilhadas com os adultos; narrativas sobre educação, arte, cultura popular e infância e narrativas sobre os sentidos da docência na Educação Infantil. As narrativas brincantes destacam a importância da natureza para a construção das culturas infantis, na infância e na vida adulta enquanto docentes, e da brincadeira entre pares, constitutiva de aprendizados significativos. As narrativas sobre culturas infantis compartilhadas com os adultos são partilhadas com avós, pais e professores por meio de rituais e experiências que geram pertencimento a uma família, a uma comunidade, compondo uma cultura intergeracional que insere as crianças nas práticas culturais. Já as narrativas sobre educação, arte, cultura popular e infância são evidenciadas nas primeiras experiências com a arte na infância no contexto familiar, a vivência com a cultura popular nordestina e como vivenciam a arte em sua prática pedagógica e no cotidiano com as crianças. Nas narrativas sobre os sentidos da docência, falam de suas escolhas pela Pedagogia, das pessoas e dos conhecimentos importantes em suas trajetórias formativas, dos sentidos da docência em suas trajetórias, visibilizando suas vozes como professores das infâncias e suas experiências com as culturas infantis. As narrativas revelam um movimento de anunciar uma infância em alteridade, presente em nós adultos e em permanente devir, como um modo de ser e estar no mundo, reverberando na formação docente, uma construção (auto)biográfica. |
Abstract: | The main objective of this thesis is to understand how the experiences with children's cultures of Early Childhood Education teachers are expressed in their (auto)biographical narratives. The specific objectives are to identify how and which of the lived and formative facts of these professionals contribute to their understanding of children's cultures and the meanings attributed to them in their teaching careers. Theoretically, it proposes a weaving between Pedagogy and the different perspectives on childhood from the perspective of Child Anthropology (Cohn, 2005), Philosophy of Education (Kohan, 2007, 2009), Sociology of Childhood (SI) (Sirotá, 2001; Montandon, 2001; Sarmento, 2003, 2004, 2005, 2009; Qvortrup, 2011; Corsaro, 2011) and SI in Brazil (Abramowicz, 2011, 2018, 2022) on children's cultures and children as producers of cultures. Methodologically, it is characterized as qualitative research, in the field of (auto)biographical research in education, based on Delory-Momberger (2011, 2012, 2016), Ferrarotti (2010), Josso (2010), Passeggi (2010, 2011, 2016), Pineau (2006), among others. To produce the data, it uses the Itinerancy Diary (Barbier, 2002), the Schütz Narrative Interview (2008), systematized by Jovchelovitch and Bauer (2008), and devices for raising awareness and reviving memories, such as the “memory chest” and “narratives in a circle”, threads that helped to weave the narratives of three teachers and one Early Childhood Education teacher. In ten face-to-face meetings, eight individual and two collective, these teachers shared elements of their life stories through objects-memories, the production of drawings and dialogic experiences in circles. To analyze the narratives, reading keys were established to understand the experiences in and with children's culture(s), resulting in four major themes: playful narratives, narratives about children's cultures shared with adults; narratives about education, art, popular culture and childhood and narratives about the meanings of teaching in Early Childhood Education. The playful narratives highlight the importance of nature for the construction of children's cultures, in childhood and in adult life as teachers, and of play among peers, constitutive of significant learning. The narratives about children's cultures shared with adults are also shared with grandparents, parents and teachers through rituals and experiences that generate belonging to a family, to a community, composing an intergenerational culture that inserts children into cultural practices. The narratives about education, art, popular culture and childhood are evidenced in the first experiences with art in childhood in the family context, the experience with the popular culture from northeastern Brazil and how they experience art in their pedagogical practice in their daily lives with children. In the narratives about the meanings of teaching, they talk about their choices for Pedagogy, the people and knowledge that were important in their educational trajectories, the meanings of teaching in their trajectories, making their voices visible as teachers of childhood and their experiences with children's cultures. The narratives reveal a movement to announce a childhood in alterity, present in us adults and in permanent becoming, as a way of being and existing in the world, reverberating in teacher training, an (auto)biographical construction. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78676 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7490374001026887 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5274212431995000 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/9917247618926283 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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