Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78673
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAragão, Joyce Mazza Nunes-
dc.contributor.authorFarias, Thiago Rodrigo Cruz-
dc.date.accessioned2024-10-29T14:40:09Z-
dc.date.available2024-10-29T14:40:09Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationFARIAS,Thiago Rodrigo Cruz. O uso do instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem relacionada à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78673-
dc.description.abstractNowadays, the growing immersion in apps and digital social networking sites has reinvented the processes of social interaction, fostering the fertilization of new reading practices and (re)defining the way knowledge is disseminated. In this context, we highlight the online social network Instagram, which has emerged in this virtual space with a view to becoming a disseminator of new forms of collaborative encounters on the web, as it presents itself as an online social network focused on communication and visual authorship, where teenagers have a profile and use it frequently. Objectives: Evaluate the use of Instagram as an educational technology in the sexual and reproductive health of school adolescents. Methodology: Intervention study, longitudinal and with a quantitative and qualitative approach, carried out from October to December 2023 with 366 adolescents from the State Professional High School, located in the municipality of Santa Quitéria-CE, where in the first stage a sociodemographic questionnaire and the Pre-test Scale of Self-efficacy in Condom Use were applied, the second stage consisted of planning and developing an educational intervention on sexual and reproductive health with 50 first-year students, using the social network Instagram, and the third stage involved applying the Final Evaluation Questionnaire and post-testing the Self-Efficacy Scale for Condom Use among Adolescents. Results: A profile was created on the Instagram social network entitled, @proj.saudesexualnaadolescencia, designed for educational interaction on sexual and reproductive health, producing interactive posts for 07 weeks. 45 posts, 18 polls, 171 stores, 599 comments, 04 reels and 01 closing live were produced. The result of the post-test of the Condom Use Self-Efficacy Scale showed a statistically significant difference (p<0.05) in the skill dimension. Conclusion: Instagram has made it possible to be an online learning environment, focused on teaching with successful pedagogical actions based on the analysis of the good engagement of students with the content published.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso do instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem relacionada à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa atualidade, a crescente imersão nos aplicativos e sites das redes sociais digitais vêm reinventando os processos das interações sociais, propiciando a fertilização de novas práticas de leitura e de (re)definição da forma de difundir o conhecimento. Nesse contexto, destaca-se a rede social online Instagram, que surge nesse espaço virtual, numa perspectiva de se tornar a difusora de novas formas de encontros colaborativos na rede, por se apresentar como uma rede social online focada na comunicação e autoria visual, na qual os adolescentes possuem perfil e a utilizam com frequência. Objetivo: Avaliar o uso do Instagram como tecnologia educativa em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. Metodologia: Estudo de intervenção, longitudinal e de abordagem quanti qualitativa, realizado no período de outubro a dezembro de 2023 com 366 adolescentes da Escola de Ensino Médio Estadual Profissional, localizada no município de Santa Quitéria-Ce., onde na 1a etapa ocorreu a aplicação de um questionário sociodemográfico e a Escala pré-teste de Autoeficácia no Uso de Preservativo. A segunda etapa consistiu no planejamento e desenvolvimento de uma intervenção educativa em saúde sexual e reprodutiva com 50 alunos de 1a série utilizando a rede social Instagram. E a terceira etapa procedeu na aplicação do Questionário de Avaliação Final e pós-teste do questionário da Escala de Autoeficácia no Uso de Preservativos entre Adolescentes. Resultados: Foi criado um perfil na rede social Instagram intitulado, @proj.saudesexualnaadolescencia, desenvolvido para uma interação educativa sobre saúde sexual e reprodutiva produzindo publicações interativas durante 07 semanas. Foram produzidas 45 publicações, 18 enquetes, 171 stores, 599 comentários, 04 reels e 01 live de enceramento. O resultado do pós-teste da Escala de autoeficácia no uso de preservativo apresentou diferença estatisticamente significante (p<0,05) na dimensão habilidade. Conclusão: O Instagram permitiu a partir de suas atribuições ser um ambiente de encontro online de aprendizado, voltado ao ensino com ações pedagógicas exitosas a partir da análise do bom engajamento dos escolares nos conteúdos publicados.pt_BR
dc.title.enThe use of instagram as a teaching-learning tool related to the sexual and reproductive health of adolescent schoolchildren.pt_BR
dc.subject.ptbrtecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrredes sociais onlinept_BR
dc.subject.ptbrsaúde sexual e reprodutivapt_BR
dc.subject.ptbradolescentespt_BR
dc.subject.eneducational technologypt_BR
dc.subject.enonline social networkspt_BR
dc.subject.ensexual and reproductive health;pt_BR
dc.subject.enadolescentspt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9293-0891pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6692368160742978pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2865-579Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1577484183747398pt_BR
local.date.available2024-08-27-
Aparece en las colecciones: PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_trcfarias.pdfFARIAS,T.R.C. O uso do instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem relacionada à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. 2024. 153 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Acadêmico) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2024.11,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.