Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78644
Tipo: | Tese |
Título : | Estratégias (meta)cognitivas de leitura na compreensão do texto multimodal por leitores não convencionais: um estudo à luz da Teoria da Complexidade |
Autor : | Santos, Gênesson Johnny Lima |
Tutor: | Serafim, Mônica Souza |
Co-asesor: | Otero, Raquel Cérdan |
Palabras clave en portugués brasileño: | Estratégias (meta)cognitivas de leitura;Multimodalidade;Leitores não convencionais;Teoria da Complexidade |
Palabras clave en inglés: | (Meta)cognitive reading strategies;Multimodality;Unconventional readers;Complexity Theory |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | SANTOS, Gênesson Johnny Lima. Estratégias (meta)cognitivas de leitura na compreensão do texto multimodal por leitores não convencionais: um estudo à luz da Teoria da Complexidade. 2024. 527 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa objetivou investigar como ocorre a mobilização de estratégias (meta)cognitivas de leitura, no processo de compreensão do livro infantil literário (objeto multimodal), por crianças leitoras não convencionais. O trabalho se propôs aproximar os estudos sobre as estratégias de leitura ao paradigma da Teoria da Complexidade, considerando as contribuições teóricas de Larsen-Freeman (1997, 2006, 2007, 2010), que vê a língua e a aquisição de segunda língua como um Sistema Adaptativo Complexo. Também fundamentaram a pesquisa a abordagem complexa de leitura, proposta por Franco (2011, 2013), e os trabalhos de Paiva (2005, 2011, 2016), Leffa (2016), Almeida Jr., Pelosi e Bessa (2019) acerca da leitura à luz da Complexidade. Além disso, ampliou-se o elenco de estratégias apresentadas por Solé (2011), agregando estratégias que contemplam aspectos ligados à multimodalidade e ao engajamento, recategorizando-as em prospectivas, introspectivas, retrospectivas e respectivas. Quanto à metodologia, os dados foram gerados por meio da aplicação da técnica “protocolo verbal”, em contexto de mediação de leitura, com crianças residentes em um abrigo situado em Fortaleza. A pesquisa contou com 6 participantes, com idade entre 4 e 11 anos, entre 13 de agosto e 26 de novembro de 2022. O protocolo verbal é um procedimento metodológico que possibilita a obtenção de relatos da própria cognição durante ou depois da execução de uma tarefa. Para isso, aplicamos um instrumental, que denominamos Roteiro semiestruturado do protocolo verbal para percepção de estratégias (meta)cognitivas de leitura em contexto de mediação. Também foram instrumentos de investigação: dois livros impressos e ilustrados de literatura infantil, utilizados nas mediações de leitura; um Questionário de sondagem das práticas e eventos de letramentos e Testes de habilidades básicas da lectoescritura, destinados a averiguar experiências de letramentos vivenciados pelas crianças antes do ingresso no abrigo e o domínio de habilidades da lectoescritura. Evidenciamos diversos fluxos interacionais dinâmicos e intensos nas atividades de expressão e compreensão da linguagem, o que nos permitiu corroborar a hipótese da leitura como um sistema complexo. Ao induzir a verbalização das estratégias (meta)cognitivas mobilizadas durante o próprio processo de compreensão, além de conferir aos leitores não convencionais uma participação ativa, estimulou sua criatividade e imaginação, contribuiu para o fortalecimento de sua autonomia leitora, para o desenvolvimento de sua proficiência e para a ampliação de seus horizontes de letramentos. |
Abstract: | The present research aimed to investigate how the mobilization of (meta)cognitive reading strategies occurs in the process of understanding literary children's books (multimodal objects) by unconventional children readers. The work proposed to bring studies on reading strategies closer to the Complexity Theory paradigm, considering the theoretical contributions of Larsen- Freeman (1997, 2006, 2007, 2010), who sees language and second language acquisition as a System Complex Adaptive. The complex approach to reading, proposed by Franco (2011, 2013), and the works of Paiva (2005, 2011, 2016), Leffa (2016), Almeida Jr., Pelosi and Bessa (2019) on reading also supported the research, in the light of Complexity. Furthermore, the list of strategies presented by Solé (2011) was expanded, adding strategies that include aspects linked to multimodality and engagement, recategorizing them into prospective, introspective, retrospective and respective. With regarding to the methodology, the data were generated through the application of the “verbal protocol” technique, in the context of reading mediation, with children living in a shelter located in Fortaleza. The research was conducted with 6 participants, aged between 4 and 11 years old. With regarding to the verbal protocol, it is a methodological procedure that makes it possible to obtain reports of one's own cognition during or after performing a task. In order to do this, we applied an instrument, which we called Semi- structured script of the verbal protocol for the perception of (meta)cognitive reading strategies in a mediation context. The following were also instrumental in the investigation: two printed and illustrated books of children's literature, used in reading mediations; a Questionnaire to survey literacy practices and events and Tests of basic reading skills, designed to investigate the literacy experiences experienced by children before entering the shelter and the mastery of reading and writing skills. We evidenced several dynamic and intense interactional flows in language expression and comprehension activities, which allowed us to corroborate the hypothesis of reading as a complex system. By inducing the verbalization of (meta)cognitive strategies mobilized during the comprehension process itself, in addition to giving unconventional readers active participation, it stimulated their creativity, their imagination, and also strengthened their reading autonomy, developing their proficiency and expanding their literacy horizons. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78644 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-8945-9712 |
Lattes del autor: | https://lattes.cnpq.br/7429636024684133 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0003-1518-3009 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3137228410037896 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0002-8283-8995 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tese_gjlsantos.pdf | 43,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.