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Tipo: Dissertação
Título : A regência verbal em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Título en inglés: The verbal regence in portuguese language textbooks of the final years of elementary education
Autor : Rabelo, Junes da Silva
Tutor: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de gramática;Regência verbal;Livro didático
Palabras clave en inglés: Gramar teaching;Verbal regency;Textbook
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : RABELO, Junes da Silva. A regência verbal em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: O processo de ensino e aprendizagem de gramática tem sido uma tarefa nada fácil tanto para professores quanto para alunos da Educação Básica. O ensino da regência verbal, como um conteúdo gramatical, não está isento dessa realidade. Nessa empreitada educativa, docentes e estudantes contam com um aliado importante, o livro didático de Língua Portuguesa, mas, que, por vezes, não atende todas as necessidades esperadas para que esse processo ocorra sem prejuízos. Em vista disso, nesta pesquisa, de abordagem quali-quantitativa e de cunho descritivo, propusemo-nos a investigar a abordagem da regência verbal nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental anos finais aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024 – 2027, os quais são: da editora Moderna [Araribá Conecta – Português; Novo Singular & Plural: Leitura, Produção e Estudos de Linguagem; Se Liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem; SuperAÇÃO! Português]; da editora FTD [A Conquista - Língua Portuguesa, Trajetórias - Língua Portuguesa]; da editora Saraiva [Jornadas Novos Caminhos – Língua Portuguesa; Português Linguagens]; da editora Ática [Teláris Essencial – Língua Portuguesa]; da editora SEI [Metaverso - Língua Portuguesa]; da editora SM [Geração Alpha - Língua Portuguesa]. Para embasar a discussão teórica, apresentamos o conceito de gramática de acordo com Possenti (1996), Travaglia (1998 [1996]) e Franchi (2006). Mostramos, também, as diretrizes sobre o ensino de gramática nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o viés linguístico do Funcionalismo. Salientamos, ainda, a definição de regência verbal consoante a Gramática Tradicional e a Gramática de Valências, além de expor as considerações sobre o ensino desse conteúdo linguístico na perspectiva de Travaglia (2003). Ao analisarmos as coleções, notamos que a maioria delas não aborda, satisfatoriamente, o tema regência verbal, haja vista haver lacunas. Nesse sentido, como desdobramento desta pesquisa, propusemos um caderno didático, com textos autênticos, cujas atividades didático-pedagógicas estão voltadas ao funcionamento e à reflexão da regência verbal, relacionadas ao efeito e à mudança de sentido na relação verbo mais complemento, à análise da regência verbal em língua portuguesa baseada na norma-padrão e suas variações, consoante os três eixos para o ensino de gramática, de Vieira (2018 [2013]).
Abstract: The process of teaching and learning grammar has been a difficult task for both teachers and basic education students. The teaching of verbal regency, as a grammatical content, is not part of this reality. In this education endeavor, teachers and students have an importantally, the Portuguese language textbook, but which, at times, does not meet all the expected needs for this process to occur without harm. In view of this, in this research, with a qualitative-quantitative and descriptive approach, we proposed to investigate the approach to verbal regency in Portuguese Language textbooks for Elementary School final years approved in the National Textbook Program (PNLD) 2024 – 2027, which are: from the publisher Moderna [Araribá Conecta – Português; Novo Singular & Plural: Leitura, Produção e Estudos de Linguagem; Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem; SuperAÇÃO! Português]; from the publisher FTD [A Conquista - Língua Portuguesa, Trajetórias - Língua Portuguesa]; fromthepublisher Saraiva [Jornadas Novos Caminhos – Língua Portuguesa, Português Linguagens]; from the publisher Ática [Teláris Essencial – Língua Portuguesa]; from the publisher SEI [Metaverso - Língua Portuguesa]; from the publisher SM [Geração Alpha - Língua Portuguesa].To support the theoretical discussion, we present the concept of grammar according to Possenti (1996), Travaglia (1998 [1996]) and Franchi (2006). Wealso show the guidelines on teaching grammar in the Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the linguistic bias of Functionalism. We also high light the definition of verbal regency according to Traditional Grammar and Valencian Grammar, in addition to exposing considerations about teaching this linguistic content from the perspective of Travaglia (2003). When analyzing the collections, we noticed that most of them do not satisfactorily address the topic of verbal conducting, as there are gaps. In this sense, as anout come of this research, weproposed a didactic notebook, whose didactic-pedagogical activities are focused on the functioning and reflection of verbal regency, related to the effect and change of meaning in the verb plus complement relationship, to the analysis of verbal regency in language Portuguese based on the standard normand its variations, depending on the three axes for teaching grammar, by Vieira (2018 [2013]).
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78637
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0927713625304412
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-2244-5268
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8963807719936578
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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