Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78621
Type: | Dissertação |
Title: | Permanência de estudantes com deficiência sensorial visual pós-política de cotas: avanços e limitações na perspectiva de discentes |
Authors: | Oliveira, Ionélito Costa de |
Advisor: | Viana, Tânia Vicente |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Políticas públicas de acessibilidade;Alunos com deficiência sensorial visual;Permanência no ensino superior |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | OLIVEIRA, Ionélito Costa de. Permanência de estudantes com deficiência sensorial visual pós-política de cotas: avanços e limitações na perspectiva de discentes. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Todo estudante tem direito a um ambiente acadêmico equitativo e inclusivo. A educação para as Pessoas com Deficiência (PcDs) adota, na atualidade, o paradigma da Inclusão, conferindo responsabilidade ao meio social a fim de eliminar barreiras e assegurar a participação plena desse alunado. No Ensino Superior, para além do acesso, a garantia da permanência deve ser igualmente assegurada. A Política de Cotas para PcDs contribuiu para uma significativa ampliação do acesso dessa população. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) cooperou para a expansão do ensino superior e o Sistema de Seleção Unificada (SISU), para o aumento da diversidade étnica e social. Esta pesquisa objetivou, de modo geral, investigar a percepção de discentes com deficiência sensorial visual sobre limitações e avanços das dimensões de acessibilidade relacionadas à sua permanência no ensino superior, no período pós-política de cotas, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especificamente, almejou: identificar o perfil desses alunos; reconhecer alterações comunicacionais, metodológicas e instrumentais que colaboram para um bom desempenho acadêmico; e coletar sugestões para melhorar as práticas educacionais. Para isto, foi efetuada uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados incluíram um questionário misto online e entrevistas semiestruturadas, além de uma pesquisa documental. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise de conteúdo. A revisão da literatura especializada revelou uma lacuna na discussão das dimensões da acessibilidade e sua relação com a permanência de estudantes com deficiência sensorial visual após a política de cotas, destacando a necessidade de políticas públicas para promover uma inclusão efetiva, com acesso, permanência e conclusão do ensino superior. Os resultados revelaram que os estudantes com deficiência visual na Faced-UFC percebem limitações significativas na acessibilidade, especialmente em relação à assistência oferecida e ao sistema SIGAA. Identificou-se a necessidade urgente de revisar a coleta de dados institucional para incluir a visão monocular, além de evidenciar barreiras comunicacionais, metodológicas e instrumentais que impactam o desempenho acadêmico. Sugestões dos alunos destacaram a importância de capacitações para docentes, melhorias na infraestrutura e maior atenção às questões de acessibilidade, visando um ambiente acadêmico mais inclusivo. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78621 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1546780330651151 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-1749-6466 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8414664745533930 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_icoliveira.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.